Santa Catarina ultrapassa 1 milhão de vacinados contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa

Mesmo com destaque nacional, Estado segue em alerta para ampliar a imunização, especialmente entre crianças, idosos e gestantes.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Santa Catarina ultrapassou a marca de um milhão de pessoas vacinadas contra a gripe em 2025. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o momento foram registradas 1.008.857 doses. Somente no último sábado (10/05/25), durante o Dia D de mobilização, 163.209 pessoas foram vacinadas em todo o Estado.

Em Blumenau, 11.706 pessoas receberam a dose da vacina na mesma data. No entanto, o número total desde o início da campanha deste ano representa apenas 28% da meta estipulada para a cidade.

Apesar do avanço, a SES alerta que a vacinação precisa seguir, especialmente com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, que favorecem a transmissão de doenças respiratórias. A vacina contra a gripe segue disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o Estado, aberta a toda a população.

“É fundamental que principalmente o público-alvo, como idosos e crianças, se vacine, pois são esses os que mais continuam sendo internados. A vacina está aberta para todos e contamos com a participação da população”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Santa Catarina ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking nacional de vacinação contra a gripe, com 27,85% de cobertura entre os grupos prioritários — índice acima da média nacional, que é de 22,28%. Neste ano, o imunizante passou a fazer parte do Calendário de Vacinação anual para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A aplicação seguirá ao longo do ano, mesmo após o fim da campanha.

Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com documento com foto e carteira de vacinação. A imunização previne complicações graves, internações e mortes causadas pela gripe — além de ajudar a reduzir a circulação do vírus e a pressão sobre os serviços de saúde.