Santa Catarina testará método de ensino desenvolvido na Alemanha

Além de sua aplicação geral, a metodologia demonstrou eficácia para atender crianças com necessidades específicas, como dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Foto: Marcelo Martins

A partir do início das aulas em 2025, Santa Catarina adotará o método IntraAct em um projeto piloto, que será implementado em duas escolas de cada uma das 37 Coordenadorias Regionais de Educação. Desenvolvido na Alemanha, o método é voltado para subsidiar o trabalho dos professores no processo de alfabetização dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental.

O IntraAct tem como base a Neurociência Cognitiva e utiliza materiais pedagógicos interativos, incluindo livros específicos para estudantes e professores. A metodologia busca tornar o processo de aprendizagem simples e acessível, mostrando resultados efetivos em estudos realizados, que apontam um tempo médio de quatro meses para alfabetizar crianças.

 

Além de sua aplicação geral, o método demonstrou eficácia para atender crianças com necessidades específicas, como dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Para garantir a aplicação correta, professores e gestores das escolas participantes receberão formações on-line sobre a metodologia.

Com foco em proporcionar um ensino mais inclusivo e eficaz, o projeto piloto será avaliado ao longo do ano para decidir sobre sua expansão futura na Rede Estadual de Ensino.