Em fevereiro de 2024, a economia catarinense apresentou um avanço de 5,1%, superando o crescimento médio do Brasil, que foi de 2,6%. Esse desempenho é resultado da diminuição da taxa de juros e da continuidade no consumo familiar, impulsionado também pelo aumento nas exportações.
No mesmo período, a indústria local teve um incremento de 6,6%, com o setor de equipamentos elétricos elevando-se em 21,3%. Além disso, o segmento de máquinas e equipamentos cresceu 3,7%, refletindo a robustez do setor industrial no estado.
O Governador Jorginho Mello enfatizou o compromisso do governo com o suporte ao empreendedorismo, visando transformar o estado em um local seguro e próspero para novos investimentos. Paralelamente, Silvio Dreveck, Secretário da Indústria Comércio e Serviço, expressou otimismo em relação ao futuro econômico do estado, destacando a diversidade dos investimentos em setores estratégicos como energia, educação técnica e infraestrutura viária.
Outros setores também mostraram excelentes resultados, como a venda de eletrodomésticos e veículos, que cresceram 18,4% e 22,7%, respectivamente. Este último ajudou a impulsionar o mercado de combustíveis e lubrificantes, que viu um aumento de 4,8%.
Além disso, as vendas de equipamentos de escritório, informática e comunicação expandiram-se em 19,5% devido ao crescimento das atividades administrativas e serviços correlatos.
O impacto positivo do consumo familiar contribuiu significativamente para o crescimento de setores como o alimentício e o têxtil, este último já se preparando para as coleções de outono/inverno com a fabricação de tecidos de malha.