O trio, formado pelo soprano Cristiane Roncaglio, pelo barítono Roman Trekel e pela pianista Alevtina Sagitullina, apresenta-se no dia 12 de março, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
Obras de Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos, Gioachino Rossini entre outros clássicos vão ecoar pelos quatro cantos do Teatro Carlos Gomes, no dia 12 março, às 20h. A série de concertos Vila EnCantos 2015, em parceria com a Audi Center Blumenau, Revista Duo, Rede Feminina de Combate ao Câncer e demais parceiros, traz a Blumenau o inédito concerto Gala Konzert. O trio, que mora em Berlim, na Alemanha, é formado pelo soprano Cristiane Roncaglio, pelo barítono Roman Trekel e pela pianista Alevtina Sagitullina. Os ingressos já estão disponíveis no www.blueticket.com.br, sendo que parte da renda da bilheteria será destinada para os programas sociais do Vila EnCantos.
“A Cidade de Blumenau vive um momento ímpar na produção artística e no diálogo entre a iniciativa privada, o artista e a plateia. Caminhando para o terceiro ano de trabalho, o projeto Vila EnCantos é consagrado como a única série de concertos fixa do estado de Santa Catarina. Em novembro de 2014, inclusive, fomos agraciados com o Prêmio Personalidade Musical do Ano, promovido pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Agora vamos iniciar as atividades de 2015 trazendo um espetáculo internacional para a cidade”, diz com entusiasmo o idealizador do Vila EnCantos, Carlos Schrubbe.
O responsável pelo projeto acrescenta que neste ano o Vila EnCantos irá aumentar a abrangência, atuando em outros locais da cidade, e que o projeto está entrando na terceira fase. “O Vila EnCantos, além de promover a linguagem musical e a cultura geral – por meio de aulas e concertos, saraus e apresentações para os moradores da Vila Itoupava – estará presente em outros bairros da cidade também. Irá desenvolver produções musicais de eventos corporativos em geral e trazer grandes atrações para a região. Será um grande ano”, afirma.
O espetáculo Gala Konzert contará com a presença da comunicadora Camille Reis, que fará a abertura do evento. Os interessados em realizar aulas particulares de técnica vocal com os concertistas do Gala Konzert, poderão entrar em contato com a equipe do projeto Vila EnCantos pelo (47) 9609-3505, ou pela página www.facebook.com/CristianeRoncaglioOficial, até o dia 27 de fevereiro.
Vila EnCantos apresenta Gala Konzert
Data: Quinta-feira, 12 de março, às 20h
Local: Auditório Heinz Geyer, Teatro Carlos Gomes
Ingressos com a Bluticket: Cadeiras as de A a J: R$ 80,00 (inteira) R$ 40,00 (meia); demais cadeiras: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia); camarotes R$ 200,00 (inteira) R$ 100,00 (meia). Parte da renda da bilheteria será destinada para os programas sociais do Vila EnCantos
GALA KONZERT
Cristiane Roncaglio: a blumenauense estudou Canto Lírico na Escola de Música E Belas Artes do Paraná (EMBAP), entre os anos de 1999 até 2002, onde obteve o título de Bacharel em Canto sob a orientação da Professora Neyde Thomas, saudosa Diva brasileira dentro do cenário operístico. Em outubro de 2003, o soprano decide viajar para a Alemanha para aprimorar os estudos e prestar a concorrida prova de Canto oferecida pela Escola Superior de Música “Hanns Eisler” em Berlim, onde foi aprovada com êxito. Em 2007, sob a orientação do renomado barítono alemão Professor Roman Trekel, a cantora finaliza mais essa etapa de sua carreira.
Desde a chegada ao país, Cristiane tem se apresentado em importantes locais como Konzerthaus Berlin, Sophiensäle, Catedral Evangélica Berlinense DOM, Gasteig em Munique entre muitos outros. O repertório da cantora abrange inúmeros papéis operísticos alemães, italianos e franceses, Oratórios e Cantatas, bem como o tradicional Lied. Depois do fantástico sucesso atingido com o seu primeiro CD Solo Brazilian Sentiments, em 2013, o soprano pôde lançar o seu segundo trabalho fonográfico em 2014 com o grupo SAMBALÁ, onde interpreta canções tradicionais do samba confirmando assim a versatilidade de sua voz, ambos pela gravadora austríaca Capriccio.
Roman Trekel: de Berlim, Alemanha, Trekel iniciou a carreira na Ópera Estatal, de Berlim. Atualmente é cantor oficial da Ópera. O barítono já cantou nas principais casas de ópera da Europa, Teatro Alla Scala di Milano, Royal Opera House de Londres, Dresden, Hamburgo, Munique, Opera Amsterdã, Ópera de Zurique House, Teatro Nacional de Tóquio, Festval de Bayreuth e no Festival de Salzburg. Já trabalhou com os principais regentes do mundo como: Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Fabio Luisi, Zubin Mehta, Kent Nagano, Sir Simon Rattle, Christian Thielemann.
Alevtina Sagitullina: a pianista russa nasceu em Moscou e iniciou os estudos de piano aos seis anos de idade. Estudou no Conservatório Estatal Tchaikovsky, de Moscou. Formou-se na Hanns Eisler Escola Superior de Música de Berlim. Atualmente é professora de piano e faz acompanhamento vocal na Universidade de Música e Artes de Berlim (UDK). Em 2013, Alevtina conduziu a encenação da ópera moderna de Georges Aperghi “Rotkäppchen” na Staatsoper, de Berlim. Na temporada 2013-2014, foi convidada a liderar a preparação musical para Shostkovich de “Lady Macbeth vonMzensk”, dirigido por Dmitry Jurowski a Vlaamse Opera Antwerpen.
IDEALIZADOR DO PROJETO VILA ENCANTOS
Carlos Schrubbe é professor e pesquisador na área de Música. Formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), é idealizador do projeto Vila EnCantos, diretor de cultura da Fundação Cultural de Blumenau e ativista cultural no distrito da Vila Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina. Schrubbe iniciou os estudos de violão aos seis anos de idade, trabalhou por dois anos como professor na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.
Foi professor e diretor do Centro Cultural da Vila Itoupava, onde aplicou projetos educacionais de música, dança e teatro em um espaço musicológico. Em 2014, foi reconhecido, pela Academia Catarinense de Letras e Artes, como Personalidade Musical do Ano, no estado de Santa Catarina.
Hoje atua também como guitarrista do grupo Vila Bossa Jazz, é barítono no coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis e se dedica à pesquisa e à performance bem orientada dos períodos barroco e clássico ao violão, fundindo os resultados nas execuções de jazz.