Escolas estaduais de Santa Catarina aderiram em massa ao PDDE Educação Conectada 2024, parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Ministério da Educação. A adesão pode resultar na liberação de cerca de R$ 4 milhões para as unidades escolares da rede estadual.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) coordenou o processo, que envolveu a participação de 1.214 escolas e unidades descentralizadas. Os gestores escolares foram responsáveis por preencher o Plano de Aplicação Financeira (PAF), documento que detalha o planejamento para o uso dos recursos oferecidos pelo Programa.
Karla Beatriz Wolff Cruz, articuladora do Programa, destacou a importância da colaboração entre diferentes setores, incluindo o suporte dos Núcleos de Tecnologia (NTEs), para alcançar essa adesão significativa. Segundo ela, o foco é garantir que os recursos sejam aplicados da melhor forma possível para beneficiar alunos e escolas.
O coordenador do Programa na SED, Thiago Barbosa Foganoli, também supervisionou o trabalho, assegurando a eficiência do processo de adesão.
Programa de Inovação Educação Conectada
O Educação Conectada fornece recursos para a contratação de serviço de acesso à internet; para implantação de infraestrutura a fim de distribuir o sinal de internet nas escolas; e para aquisição ou contratação de dispositivos eletrônicos.
O objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. As escolas rurais que já recebem do MEC conexão via satélite podem utilizar o dinheiro para comprar equipamentos de conectividade (como roteador e no-break) ou, por exemplo, contratar serviço de cabeamento para expandir o fornecimento de internet dentro da própria unidade de ensino.