Mapa da Saúde é uma ferramenta eletrônica, disponibilizada pela internet, que descreve geograficamente a distribuição de recursos humanos, ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A partir desta quarta-feira (4), um grupo de 30 pessoas participa do primeiro curso de capacitação ministrado em um estado no Sul do Brasil. Desse total, 19 são representantes de regiões da Saúde de SC.
As informações estão sendo passadas na Unisul da Pedra Branca, em Palhoça, por 11 técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES); em parceria com o Ministério e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. O Superintendente de Planejamento e Gestão da SES, Leandro Adriano de Barros, estima que até o final de 2015, todos os municípios catarinenses tenham técnicos capacitados para operar o sistema. Os estados do Maranhão e Alagoas foram os primeiros a receber equipes para o treinamento.
Para a coordenadora-geral de Articulação de Instrumentos, Gisela da Costa Mascarenhas, esse é um trabalho técnico e complexo. “Serão considerados, além da capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores dos sistemas de internação hospitalar, Tabnet 2013-2015, Sistema de Informações Ambulatoriais e Hospitalares e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, explica Gisela.
De acordo com o Decreto nº 7.508/11, o Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.
Santa Catarina é o primeiro estado do Sul do Brasil a receber treinamento do Ministério da Saúde para uso do Mapa da Saúde. Essa ferramenta eletrônica, disponibilizada pela internet, descreverá geograficamente a distribuição de recursos humanos, ações e serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).