O Governo de Santa Catarina anunciou um investimento significativo de até R$ 40 milhões para a estruturação de laboratórios dedicados à pesquisa avançada. Este apoio financeiro será direcionado a Instituições de Ensino Superior (IES) do estado por meio de um edital de chamada pública, promovido pela Fapesc.
As IES, sejam elas públicas ou privadas, sem fins lucrativos e com sede em Santa Catarina, podem participar deste programa. O prazo para a submissão de propostas permanece aberto até o dia 27 de novembro, e todas as informações estão disponíveis no site fapesc.sc.gov.br.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, enfatizou que o objetivo principal deste programa é fortalecer os laboratórios de pesquisa científica, tecnológica e inovadora. A iniciativa visa desenvolver projetos com tecnologia de ponta em diversas áreas do conhecimento, impulsionando a capacidade de pesquisa no estado.
Os recursos disponibilizados podem ser utilizados tanto para despesas de capital, como aquisição de equipamentos nacionais ou importados, quanto para despesas correntes, que incluem materiais de consumo, serviços terceirizados e despesas de instalação, entre outros.
O resultado dos projetos aprovados será anunciado até o dia 8 de dezembro, dando continuidade ao compromisso de promover o avanço da pesquisa e inovação em Santa Catarina.