Desde 2013, as pessoas com deficiência contam com o projeto Praia Acessível em Santa Catarina. Em vez de apenas observar os outros se divertindo, aqueles com limitações podem agora desfrutar de um agradável banho de mar com total segurança, graças às cadeiras anfíbias.
Quem vive essa realidade, sabe na pele o quão significativo isso é, ainda mais durante o verão. A simples alegria de se sentir igual a todos e desfrutar das belezas litorâneas de maneira segura e confortável faz muita diferença. O projeto foi implementado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Para tornar mais fácil o acesso a esses equipamentos, o aplicativo CBMSC Cidadão (disponível para Android e iOS) informa aos usuários sobre a disponibilidade das cadeiras anfíbias e os postos de guarda-vidas onde elas podem ser encontradas. Atualmente, o Praia Acessível dispõe de 78 cadeiras distribuídas de forma estratégica.
O público-alvo pode encontrá-las em praias e ambientes aquáticos, onde foram levadas em consideração as condições do mar ou do rio e a acessibilidade do entorno. Os locais estão dentro das áreas de atuação dos Batalhões do CBMSC em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú.
Confira em quais praias há cadeiras anfíbias
Batalhão de Balneário Camboriú
– Praia Central
– Perequê
– Praia de bombas
– Praia de Bombinhas
– 4 ilhas
Batalhão de Florianópolis:
– Ilha do Campeche
– Campeche central
– Lagoa do Peri
– Ponta das Canas
– Joaquina
– Região de Criciúma
Batalhão da Grande Florianópolis
– Praia da Pinheira
– Praia do Sonho
– Praia Grande
– Praia dos Calheiros
– Praia de São Miguel
Morro dos Conventos
– Arroio do Silva
– Balneário Gaivota
– Passo de Torres
– Balneário Rincão
Batalhão de Chapecó
– Itá
Batalhão de Tubarão
– Praia da Vila (Imbituba)
– Itaperubá Norte (Imbituba)
– Barra da Ibiraquera (Imbituba)
– Balneário Camacho (Imbituba)
– Arroio Corrente (Jaguaruna)
– Campo Bom Posto (Jaguaruna)
– Esplanada (Jaguaruna)
– Itaperubá do Sul (Laguna)
– Mar Grosso (Laguna)
– Prainha do Farol (Laguna)
– Praia Central (Garopaba)
– Praia do Ouvidor (Garopaba)
No primeiro vídeo uma matéria feita pelo SBT. Em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar explica aos profissionais como ela deve funcionar.