Sangria do primeiro barril abre oficialmente a 37ª Oktoberfest

Cerimônia em Blumenau reproduz a mesma tradição de Munique, que realiza o ritual com a mesma cervejaria oficial.

Foto: Giovanni Silva

Uma cerimônia que uniu Brasil e Alemanha: a sangria do primeiro barril de cerveja, nesta quarta-feira (5/10/22), abre oficialmente os festejos da 37ª Oktoberfest de Blumenau. As duas festas têm a mesma cervejaria oficial, deixando Blumenau e Munique em uma sintonia única pela primeira vez.

Após o desfile na Rua XV de Novembro, o público se concentrou no Parque Vila Germânica, no Biergarten do Setor 4, para acompanhar o cerimonial, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ministro do Turismo Carlos Alberto Gomes de Brito, o Embaixador da Alemanha no Brasil Heiko Thoms, o Cônsul Geral da Alemanha em Santa Catarina e Rio Grande do Sul Milan Simandl, o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina Deputado Moacir Sopelsa, o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura Edson Lemos, além das autoridades blumenauenses, o Prefeito Mário Hildebrandt, o Secretário de Turismo Marcelo Greuel, e o Secretário de Cultura e Relações Internacionais Rodrigo Rogério Ramos.

Foto: Eraldo Schnaider

O pavilhão lotado acompanhou o rito cerimonial, seguido pela entrada dos monges produtores de cerveja, com bandeiras e tochas, trazendo o caneco oficial da Oktoberfest até o palco do Biergarten.

Seguido pelos discursos das autoridades e de Joice Carvalho, foi feita a sangria do primeiro barril de Spaten e declarada aberta a 37ª edição da maior celebração cervejeira das Américas. Para Joice Carvalho, head de marketing da Spaten no Brasil, esse ritual é ainda mais especial, comentando que “todos os anos, o primeiro barril a ser sangrado na Oktoberfest de Munique é de Spaten. Agora, a Oktoberfest de Blumenau também tem a mesma honra, sendo a segunda maior celebração alemã do mundo a sangrar um barril de Spaten para inaugurar a festa. Vamos continuar esse ritual, deixando essa celebração da cultura germânica ainda mais especial, unindo Munique e Blumenau”, finaliza.

Foto: Eraldo Schnaider

Na sequência do brinde, o espetáculo da tradicional banda Velhos Camaradas, que apresentou o hino de Blumenau e encheu o setor de muita alegria e marchinhas tradicionais, marcando a primeira noite de festa e cultura alemã no Parque Vila Germânica. As festividades seguem até o dia 23 de outubro.

Desfile

No início da noite, moradores e visitantes encheram as calçadas da Rua 15 de Novembro para assistir às cerca de 80 atrações que voltaram a desfilar em homenagem às tradições germânicas. Entre elas dois novos grupos, o Rollmopswagen – que distribuiu a iguaria alemã entre o público – e o BierHauptStadtWagen, que homenageou a Capital Brasileira da Cerveja. A rainha e princesas da Oktoberfest encantaram, assim como os queridos personagens Vovô e Vovó Chopão. Cerca de cinco mil pessoas participaram, dando um show à parte, com trajes típicos, carros alegóricos, muita música, dança e animação.

O próximo desfile acontece no sábado, dia 8, às 16h. No domingo, dia 9, haverá um desfile especial no distrito mais alemão de Blumenau: a Vila Itoupava. A atração começa às 10h, saindo da esquina da Rua Henrique Conrad com a Eduard Manske e indo até a Sociedade Serrinha, na Rua Hermann Hein. Nas semanas seguintes, os desfiles ocorrem na Rua 15, às 16h, nos sábados e no feriado, e às 19h30 na quarta-feira, dia 19.

A abertura oficial da 37ª Oktoberfest ocorreu no Biergarten, com a presença do Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, e do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms que foram recebidos pelo prefeito Mário Hildebrandt e a vice Maria Regina Soar, junto às demais autoridades e patrocinadores presentes. “É uma grande alegria estarmos junto a cada um de vocês, neste momento especial de retomada. Quero agradecer ao secretário e a toda a equipe da Secretaria de Turismo pelo grandioso trabalho que fizeram. Somos a maior festa alemã da América Latina. Somos grandes em tamanho e grandes na vontade e no gosto de receber as pessoas”, afirmou Hildebrandt durante a solenidade.

A cerimônia trouxe de volta ao palco os monges cervejeiros, que entregaram o caneco oficial para o homenageado da noite, Alex Murad, do Parque Beto Carreiro. Bandas tradicionais de Blumenau animaram a noite, como a Banda do Caneco, Os Velhos Camaradas e muitas outras.

Às 22h, horário em que iniciou a abertura, a organização contabilizava mais de 12.600 visitantes. Nos próximos 18 dias, mais de 600 mil pessoas são esperadas nos pavilhões do Parque Vila Germânica.