SAMAE tenta normalizar o abastecimento de água em Blumenau

A turbidez do Rio Itajaí-Açu, rompimento de adutora e até o calor, estavam entre os desafios, segundo a prefeitura.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) I em Blumenau retomou suas operações, porém, o sistema ainda enfrenta desafios para se recuperar plenamente. Um rompimento de adutora na sexta-feira (17/11/23), juntamente com a manutenção na Rua São Paulo no domingo (19), e o aumento da temperatura, têm impactado o abastecimento de água, especialmente nas áreas mais elevadas da cidade.

Apesar da esperança de uma recuperação completa no início desta segunda-feira (20), a turbidez persiste, exigindo a colaboração de todos os residentes para normalizar o sistema ao longo do dia, priorizando o uso da água apenas para tarefas essenciais.

O diretor administrativo-financeiro, Henrique Carlini, assegura que “o tratamento está sendo realizado da melhor forma possível, apesar da turbidez. Estamos comprometidos em produzir a maior quantidade de água possível. Os reservatórios estão gradativamente se recuperando, e, portanto, é fundamental que a população compreenda a situação e utilize a água de maneira responsável, uma vez que o rio apresenta altos níveis de lama, o que torna o tratamento mais desafiador”.