No final da manhã desta quarta-feira (11/09/24), a prefeitura de Blumenau emitiu uma nota se posicionando quanto ao acidente que matou o coletor de lixo Ezequiel Ramiro. A nota também cita a paralisação das atividades em sinal de luto pela vítima do acidente, que aconteceu na manhã de ontem (10).
A empresa já emitiu uma nota informando que os veículos recebem manutenção constante e que a equipe conta com equipamentos de proteção individual para realizar as atividades.
No período da tarde, o SAMAE completou a informação, dizendo que faz uma vistoria periódica nos veículos que prestam o serviço de coleta de lixo na cidade. “A inspeção leva em consideração 32 itens que atestam a segurança e a funcionalidade dos veículos para fazer a coleta convencional e também seletiva de resíduos”.
Segundo a autarquia, são avaliados diversos itens, como sinalização, espelhos, protetores, velocímetro, freios, pneus, documentação, entre outros. Esse trabalho é feito por servidores da gerência de Resíduos Sólidos e conta também com a supervisão de algum profissional da empresa contratada pelo Samae para fazer a coleta.
Além disso, o SAMAE parece ignorar o motivo da mobilização que ocorreu na manhã de hoje (11), reivindicando melhores condições de trabalho.
Nota oficial do SAMAE
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau reconhece a importância do luto pela morte de Ezequiel Ramiro, 27 anos, trabalhador que perdeu a vida após acidente envolvendo um dos caminhões que faz a coleta de resíduos na cidade na última terça-feira, dia 10 de setembro. O Samae se solidariza com os familiares e amigos de Ezequiel, e adotará a data de hoje, dia 11 de setembro, como um dia de luto.
Por conta disso, não haverá o serviço de coleta de resíduos hoje na cidade. O trabalho será retomado normalmente ao longo desta quinta-feira, dia 12. A autarquia conta com a compreensão e a colaboração dos blumenauenses neste momento.
O SAMAE garantiu que o veículo envolvido no acidente havia sido inspecionado no dia 4 de setembro, quando foi constatado que ele estava apto para rodar, sem nenhuma pendência ou apontamento técnico.
Quanto aos vídeos publicados pela reportagem, o SAMAE esclarece que na única denúncia de possível irregularidade em um dos caminhões da coleta de lixo que chegou ao conhecimento da autarquia, no mês de junho, a empresa foi notificada pelo Samae e o veículo foi retirado da operação.
No referido caso, ainda segundo o SAMAE, tratava-se de um problema na iluminação de alerta, que foi devidamente corrigida e já no dia seguinte o caminhão voltou a operar.
Se está tudo tranquilo e sob controle, estariam os funcionários errados ou mentindo? Porque eles têm dito que não estão sendo ouvidos e fizeram questão de avisar através de vídeos os problemas? Não estão pedindo aumento, apenas mais segurança no trabalho. Vamos torcer para que ninguém morra de novo ou se machuque gravemente exercendo o seu ofício. A dor do luto nenhuma nota oficial traz alento.