SAMAE apresenta soluções para melhorar o abastecimento de água em Blumenau

A grande dúvida é se até o final de 2024, fim do mandato do atual prefeito, todos esses investimentos e projetos irão se concretizar.

Foto: Giovanni Silva

Os problemas causados pela falta de abastecimento de água para uma audiência pública na Câmara de Vereador causados pela faltaes de Blumenau. Aconteceu nesta quarta-feira (10/04/24) reunindo parlamentares, lideranças comunitárias e entidades da sociedade civil organizada.

O presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), André Espezim, foi convocado para dar explicações e apresentar soluções. Uma das ações  destacadas é a intervenção que está sendo realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2.

Além disso, destacou os projetos para revitalização das demais ETAs, a construção da ETA 5 (que teve o edital de licitação publicado na última semana) e as obras para a expansão da rede de abastecimento por mais 17 quilômetros em 13 bairros.

Espezim informou também que estão sendo adquiridos novos boosters, equipamentos que levam a água aos pontos mais elevados da cidade. Uma das novidades é a construção de um novo reservatório no bairro Itoupava Norte. A nova estrutura terá capacidade para 2 milhões de litros de água.

No bairro Itoupavazinha, mesmo com o reservatório, a situação de abastecimento é grave, pelo relato dos moradores. O mandato do atual prefeito e toda equipe termina em 2024, ou seja, em menos de 8 meses. São mais promessas, ou teremos resultados reais na melhoria do abastecimento?