Cerca de 20 pontos de ônibus entre os bairros Centro e Proeb foram adesivados com imagens do projeto “Arte no ponto”. As imagens foram cedidas pelo acervo da Prefeitura de Blumenau, e pelo fundo de memória do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, mostrando integrantes de grupos folclóricos, bandas em apresentação na Oktoberfest, obras de arte e fotos antigas.
A exposição tem como objetivo resgatar um pouco da história e das artes plásticas da cidade, aproveitando o espaço de divulgação dos abrigos de pontos de ônibus urbanos. “Arte no ponto” foi viabilizado pelas secretarias municipais de trânsito e transportes (SMTT), Cultura e Relações Institucionais (SMC) e Comunicação Social (SECOM).
As imagens têm algumas informações e um QR Code para quem quer se aprofundar, permitindo acesso aos sites do Arquivo Histórico do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Nos sites é possível encontrar detalhes de cada foto histórica, identificando personagens e obras, tempo e contexto histórico.
“Este projeto ainda é um embrião e o lançamos durante a Oktoberfest justamente para divulgar a nossa cultura aos turistas que transitam pela nossa cidade. A ideia é transformá-lo em algo maior, com um concurso que envolva os artistas de Blumenau que poderão contar com mais uma opção para a exposição e divulgação de suas obras. Além, é claro, de promover cada vez mais o lado cultural da nossa população” destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
“A parceria com a SMC nos possibilitou usar imagens emblemáticas da nossa cidade nos pontos de ônibus que reúnem um número significativo de pessoas diariamente. A ideia é justamente humanizar os espaços urbanos mostrando a história e promovendo a arte local” conta Alexandro Fernandes, secretário da SMTT.
As imagens, que vão desde fotos de integrantes de grupos folclóricos e bandas em apresentação na Oktoberfest, até obras de arte e fotos antigas de marcos registrados no município;
“Ter mais um local para a divulgação da nossa história e do trabalho dos nossos artistas é algo que nos alegra enquanto Secretaria de Cultura. Este será um projeto que beneficiará tanto a população quanto os artistas do nosso município que fazem um belíssimo trabalho junto à nossa secretaria. Além desses primeiros adesivos, já estamos trabalhando em outros que serão dispostos nos pontos da Rua Sete de Setembro. Vale lembrar também que esse tipo de projeto rendeu inclusive uma premiação em Blumenau pelo Prêmio Herbert Holetz” finaliza Rodrigo Ramos, secretário da SMC.
Por Eduarda Loregian, da SECOM/BNU