O Corpo de Bombeiros passou dicas importantes para casos em que há vazamentos de gás. Uma das primeiras é de nunca acender a luz, não usar aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, nem acionar interruptores de energia elétrica ao perceber cheiro de gás no ambiente. Neste caso, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.
Outra dica é verificar periodicamente as instalações de gás de sua residência, para saber se há vazamentos. Para isso, use espuma liquida em volta do registro e ao longo da mangueira. Se houver vazamentos, haverá formação de bolhas.
Sempre que trocar o botijão de gás, observe se está amassado, enferrujado ou danificado. Também evite instalar em locais fechados, que não tenham ventilação. Não deixe panos, papel ou outros materiais de fácil combustão próximos ao fogão ou ao gás. Em caso de vazamentos ou de princípios de incêndios esses materiais ajudam a propagar o fogo.
A mangueira e a válvula de botijões de gás devem ser certificadas pelo Inmetro e possuem data de validade. Quando vencer, providencie a sua substituição. Se tiver dúvidas entre em contato com a empresa responsável pela instalação do gás.
Para qualquer emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.