Saiba mais detalhes sobre a manifestação deste domingo (13)

No próximo domingo (13/03/16), está programada uma grande manifestação em todo país, organizada por vários grupos, que tem como tema principal o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em nossa cidade, o Instituto Verdade e Liberdade (IVL) e o Movimento Brasil Livre Blumenau estão a frente da organização.

Conversamos com Cyntia Andrioli Muller e Alcione Kleine, para dar mais detalhes sobre trajeto e outras informações importantes para quem quiser participar. As duas pertencem ao IVL, cujos integrantes estiveram diretamente envolvidos nas últimas manifestações.

 

Manifestacao_Cynthia-Alcione_9-3-15
Alcione Kleine e Cyntia Andrioli Muller | Foto: Claus Jensen

 

OBlumenauense: Como está sendo feita a divulgação do evento:

Cyntia Andrioli Muller: Desde a última quinta-feira (3/3/16), nós do IVL (Instituto Verdade e Liberdade) estamos junto como o MBLB (Movimento Brasil Livre Blumenau), distribuindo panfletos em vários locais de Blumenau. Foram impressos 20 mil e tem outros 25 mil do MBL Blumenau. Temos também os 24 outdoors que foram espalhados pela cidade.

Alcione Kleinte: No sábado faremos uma carreata pelas ruas centrais e alguns bairros de Blumenau, para divulgar mais uma vez a manifestação e convidar as pessoas para participar.

 

 

OBlumenauense: Falando dos outdoors, já existem pistas sobre quem possa ter pichado?

Alcione Kleine: Os outdoors foram pichados durante a noite, e alguns desses locais tem câmeras de segurança que provavelmente flagraram a ação dos pichadores. Eles devem ser identificados pela polícia militar.

 

Foto: Instituto Verdade e Liberdade

 

OBlumenauense: Como tem sido a receptividade ao evento, durantes as panfletagens para divulgação do evento?

Cyntia Andrioli Muller: A receptividade desta vez tem sido diferente. As pessoas se mostram mais indignadas e comentam “Nós temos que tirar ela (Dilma), não podemos mais esperar”. Muitas empresas estão fechando e pessoas sendo demitidas, o que está repercutindo e criando um mal-estar geral.

Alcione Kleine: Nós não vamos na rua só por causa da política, agora virou uma questão mais pessoal. Quem me garante que o meu marido vai estar empregado amanhã? É um efeito dominó que pode bater na porta de qualquer um. É isso que as pessoas tem que lembrar, que não é mais só no vizinho, agora a situação está chegando em mim. Tem que mostrar essa indignação na rua.

Cyntia Andrioli Muller: A manifestação é a única forma de mostrarmos indignação. Não adianta ficar somente no Facebook reclamando. Sabemos que a internet ajuda muito. Mas para o governo sentir como estamos indignados, precisamos mostra a nossa cara na rua.

OBlumenauense: Como está sendo a organização?

Alcione Kleine: Sem maiores problemas, até porque estamos trabalhando junto com o MBL Blumenau, cada um fazendo a sua parte, na medida do possível. Muitas entidades tem colaborado.

 

Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte | Manifestação de 16 de Agosto de 2015

 

OBlumenauense: Existe alguma preocupação em relação à manifestações paralelas e conflitos?

Cyntia Andrioli Muller: Claro, sempre existe. Mas confesso que estamos bem tranquilos, porque a Polícia Militar colocará um efetivo para garantir a tranquilidade. A orientação que eles nos passaram, é não ir com roupa preta nem vermelha e quando algo acontecer, não reagir a qualquer provocação e logo sentar no chão para que eles possam agir. Eles garantiram uma ação rápida. A orientação também foi para evitar qualquer bandeira partidária.

OBlumenauense: Quantos grupos participam da organização do manifesto?

Cyntia Andrioli Muller: Em Blumenau, são somente o MBL e IVL, além da ajuda e apoio de entidades como ACIB, CDL, SOMAR, entre outras. Também há um grupo pequeno que pede pela intervenção militar. Como é uma democracia, cada um defende seus ideais.

OBlumenauense: Qual será o trajeto dessa vez, o mesmo da última que aconteceu em agosto?

Alcione Kleine: O trajeto será semelhante, mas dessa vez a manifestação encerra em frente a câmara de vereadores, em vez de retornar novamente para a prefeitura. Quem puder chegar um pouco antes, será melhor, para que possamos sair o mais pontual possível. Teremos também dois carros de som, um do IVL e outro do MBL, que serão distribuídos no início e meio da manifestação.

 

trajeto-manifestacao_13marco

 

Cyntia Andrioli Muller: Isso mesmo, a manifestação deve sair da frente da prefeitura municipal às 16h, seguir pelas ruas Amadeu da Luz, Sete de Setembro até a Alameda Rio Branco, onde segue pela XV de Novembro até a Câmara de Vereadores. Lá fará um ato simbólico e finalizará a manifestação. A guarda de trânsito do Seterb prestará todo apoio.

OBlumenauense: Além do impeachment da presidente Dilma, quais os outros temas que serão usados na manifestação?

Alcione Kleine: Apoio ao Sérgio Moro (juiz federal da operação lava jato) e o impeachment de Dilma, além de questão locais. Não adianta a gente querer limpar a casa dos outros se a nossa está suja. Então a não reeleição dos atuais vereadores, a situação que se encontra o transporte coletivo e o abandono da Blumenau. Nossa cidade está completamente abandonada e aproveitaremos a manifestação para protestar contra isso também.

OBlumenauense: Vocês terão cartazes ou material para distribuir aos manifestantes como aconteceu em março de 2015?

Cyntia Andrioli Muller: Talvez alguma entidade que nos apoie leve, mas deixaremos a critério de cada um a forma como irá se manifestar. Até porque são vários temas e será muito mais legítimo.

Pixuleco
Foto: MBL Blumenau

OBlumenauense: Dessa vez também teremos a presença do Pixuleco.

Cyntia Andrioli Muller: Sim, ele está em Blumenau desde terça-feira (9), sendo muito bem cuidado, já que lemos algumas ameaças de que poderiam querer furar. Ele está com os integrantes do Movimento Brasil Livre Blumenau e segundo nos falaram, é feito de um plástico resistente. A ideia é usá-lo durante o trajeto, depois desinflar e inflar novamente na frente da Câmara de Vereadores.

Alcione Kleinte: Ele tem 8 metros de altura, é enorme, e será usado pela primeira vez em uma manifestação no nosso Estado. O Pixuleco para quem não lembra, é aquele boneco com rosto do Lula em roupa de presidiário e deve estar em um outro veículo, não nos do som.

OBlumenauense: Como vocês se sentem sendo mulheres, e o fato de se manifestarem contra a primeira mulher eleita para presidente no Brasil?

Cyntia Andrioli Muller: Luto contra a corrupção. Acredito que podemos transformar nosso país num lugar próspero. Temos todos os recursos para isso, mas há uma minoria tentando impedir isso acontecer. Não quero o Impeachment da Dilma porque ela é mulher e sim por ser incompetente e conivente com um projeto totalitário que ameaça todos os brasileiros. A Dilma faz o oposto do que uma mulher competente faria. Ela não me representa como mulher e menos ainda como presidente.