Por Felipe Elias, da PMB
A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) reforça que houve alteração no procedimento para marcação de exames laboratoriais. Atualmente, as unidades da rede municipal de saúde, como as ESFs e os Ambulatórios Gerais, são responsáveis por solicitar o agendamento e a autorização dos exames laboratoriais, junto ao Sistema de Regulação. Assim que houver a liberação e a marcação do exame, a unidade solicitante entrará em contato com o paciente, que fará a retirada de um documento com a autorização e as informações sobre a data e o local onde ele será realizado.
A medida tem como objetivo a organização da demanda, a distribuição do fluxo conforme a disponibilidade dos laboratórios e o cumprimento à Política Nacional de Regulação do SUS. Portanto, para realizar os exames, o usuário deve residir em Blumenau, possuir o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e aguardar o agendamento e a autorização pela unidade onde passou por consulta. Caso ocorra algum imprevisto e o paciente não consiga comparecer na data e hora estabelecidas, ele terá um prazo de mais quatro dias, a contar do dia agendado, para se apresentar ao laboratório indicado e realizar a coleta. Vencido esse período, o laboratório não poderá efetivar a coleta e o usuário deverá retornar à unidade de saúde solicitante para novo encaminhamento.
Atualmente, a Prefeitura de Blumenau mantém contratos com oito laboratórios de análises clínicas para a realização de exames laboratoriais pelo SUS. Ao todo, são 33 postos de coleta, distribuídos por diversos bairros do município. Confira os laboratórios e respectivos postos de coleta contratualizados neste link.