A partir das 8h deste sábado (22/10/22), será feita a primeira etapa de demolição da edificação que abrigava a Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Itajaí. O local, que foi atingido por um desabamento de rochas em meados do mês de setembro e desocupado por recomendação da Defesa Civil, segue sob o risco iminente de um novo colapso.
Para segurança de quem trafega pelo local e com a Rede Feminina realocada em outro endereço, o município, optou pela demolição do prédio. A operação de demolição se estende até ao início da próxima semana e, neste primeiro momento, prevê apenas o processo de desconstrução da estrutura. A retirada dos entulhos provenientes da demolição acontece em uma próxima etapa.
Quanto ao futuro do imóvel, o município não detém projeto de utilização imediata, visto que o ocorrido desabamento foi repentino. Entretanto, algumas possibilidades de utilização do espaço passarão a ser analisadas, podendo ocorrer à implantação de equipamento de lazer ou turístico, ou mesmo, algum investimento para melhoria da mobilidade urbana da região.
A Prefeitura de Blumenau reforça que segue acompanhando a situação da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Além do apoio no custeio de despesas da nova sede, o município também auxiliou na busca por um espaço para as vendas das camisas do Outubro Rosa e forneceu espaço para o armazenamento de móveis e equipamentos da Rede que estavam no prédio antigo e não serão utilizados neste momento.