Os trabalhos para a conclusão e liberação do trânsito no prolongamento da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha, chegam à etapa final. A partir da próxima segunda-feira (12/02/17), as ruas Tóquio e Joaquim Nabuco serão interditadas para a finalização dos serviços de pavimentação e adequação das pistas. A previsão é que o tráfego seja liberado no início de abril.
O secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, explica que a interdição é necessária para que as equipes consigam trabalhar nas pistas. “Nosso objetivo é concluir a obra até o início do mês de abril e para isso é necessária a interdição total do trânsito nas duas ruas. As equipes realizarão o alargamento das vias, a retirada de todo o material existente nas pistas, o reforço da base e, na sequência, a colocação da camada asfáltica”.
Durante o período de obras, uma via paralela à Rua Tóquio será criada para que os moradores da Rua Japão tenham acesso provisório à Rua General Osório. Já os moradores da Rua Joaquim Nabuco terão acesso à Rua Estanislau Schaette pela Rua Ayrton Senna ou à Rua General Osório/João Pessoa pela Rua Flórida.
Grande rótula e último imóvel desapropriado
O vice-prefeito e secretário Executivo do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais, Mário Hildebrandt, conta que a Prefeitura desapropriou o último terreno na semana passada e que todas as pendências com imóveis já foram sanadas para a obra do prolongamento. “No total, tínhamos 108 terrenos que precisavam ser desapropriados e concluir isso já é uma grande conquista. A obra trará ainda mais mobilidade para a região da Velha”, destaca.
Depois de concluídos os trabalhos, as ruas Joaquim Nabuco e Tóquio funcionarão como uma grande rótula. Ambas darão ligação às ruas Humberto de Campos e General Osório. Esta é a maior obra pública municipal em andamento e compreende a extensão de dois quilômetros da Rua Humberto de Campos até a Rua General Osório, na confluência com a Rua Tóquio. A realização integra o chamado “Corredor Oeste”, proposta estratégica da Prefeitura para a melhoria da mobilidade urbana de Blumenau.
Ao todo, a estrutura é composta por três viadutos, com alças de acesso às vias laterais, retornos e uma ponte sobre o Ribeirão da Velha, com 60 metros de extensão. Depois de concluída, a via terá 30 metros de largura, passando a contar com seis faixas de tráfego, sendo três por sentido: duas para os veículos e uma para o transporte coletivo. Ao longo do trajeto, haverá canteiro central, passeios para pedestres e ciclovias.
Por Karolina Bonin [PMB]