Muitos moradores de Blumenau provavelmente não entenderam por que a prefeitura fechou, há três anos, o acesso da Rua José Ferreira da Silva, importante via de ligação entre a Avenida Castelo Branco (Beira-Rio) e a Rua XV de Novembro, no Centro. Mas, felizmente, esse pode ser um problema do passado.
Desde dezembro de 2024, a via voltou a receber o tráfego de veículos, facilitando o acesso da população durante as festas de fim de ano. A reabertura era um pedido constante de moradores e comerciantes da região central de Blumenau, que se sentiram afetados pelo fechamento.
Em abril do ano passado, a pedido da vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS), a Câmara de Vereadores promoveu uma audiência pública para tratar de diversos assuntos ligados ao Centro de Blumenau. Uma das principais pautas debatidas na ocasião foi a Rua José Ferreira da Silva, que encurta o trajeto para os moradores da região sul da cidade.
Na oportunidade, o Secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, sinalizou que já estava adiantada a possibilidade de a rua ser reaberta. “A reabertura definitiva dessa rua era fundamental para a manutenção do comércio local, principalmente desta via em diante. Os comerciantes estavam angustiados e me procuraram diversas vezes para pedir ajuda, tanto que intermediei reuniões, até mesmo com o então secretário de Planejamento, para viabilizar essa solicitação. Estou feliz com a decisão da SEPLAN e da SETERB e não tenho dúvidas de que tal medida facilitará a locomoção da população e valorizará os lojistas da Rua XV de Novembro”, ressaltou Cristiane.
A parlamentar ainda foi responsável por entregar um abaixo-assinado ao Executivo, com a participação de moradores e comerciantes. Antes, por exemplo, motoristas que vinham do bairro Ponta Aguda pela Ponte Adolfo Konder e queriam se dirigir a estabelecimentos localizados acima da Rua José Ferreira da Silva tinham que fazer o contorno na Prefeitura de Blumenau, aumentando o tempo do percurso e dificultando o acesso às lojas.