Texto: Martha Kienast
Para estimular o turismo no Vale do Itajaí e oficializar a região como importante polo cervejeiro do Brasil, será lançada na quarta-feira (2/03/16) a rota Vale da Cerveja. Detalhes gerais da proposta e todos os roteiros disponíveis serão apresentados a partir das 15h no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).
Inicialmente, a rota será composta por quatro roteiros, sete cervejarias, comércios, entre outros segmentos que fomentam a cultura típica e o turismo da região. O primeiro roteiro está previsto para sair na quarta-feira (9/3), dia que marcará o início do Festival Brasileiro da Cerveja 2016. O Vale da Cerveja terá programações diárias para os turistas durante todos os quatro dias do evento. A partir daí o projeto regular será realizado aos sábados, com possibilidades de se criar ainda novos roteiros e ampliar as ações para mais dias da semana.
A rota será flexível e pode ser alterada de acordo com o interesse e perfil dos visitantes. O projeto poderá receber a adesão de novas empresas e parceiros na região. “Novos roteiros surgirão e vamos adequar. A intenção é fazer o visitante de todas as idades e costumes mergulhar nas tradições desde o momento em que se hospeda, visita restaurantes, cervejarias e comércios. O objetivo é oferecer a experiência de vivenciar as particularidades do nosso Vale”, explica o presidente do Convention & Visitors Bureau, Valmir Zanetti.
Produzida pela iniciativa privada e com apoio do poder público, a rota levou cerca de seis meses para ser desenvolvida. Surgiu a partir de pesquisas, workshops e diversos estudos em entidades, cervejarias, empresas e a comunidade em geral da região.
Os visitantes poderão escolher o roteiro que mais agrada ou montar uma opção personalizada, sob consulta e disponibilidade através do site Vale da Cerveja, que será lançado junto com a rota. Os roteiros serão comercializados pelas agências receptivas.
Organização
O Vale da Cerveja é uma iniciativa conjunta da Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Prefeitura Municipal de Blumenau, Secretaria de Turismo de Blumenau, Convention & Visitors Bureau, SIHORBS, CDL Blumenau, Sindilojas, Escola Superior de Cerveja e Malte e das cervejarias da região.