Na Escola Barão cerca de 1,5 mil estudantes elaboram projetos e buscam soluções que podem ser aplicadas no dia a dia da comunidade
Texto: Martha Kienast
Na era da Internet o conhecimento se torna ainda mais rápido. As crianças e os jovens estão sempre conectados e mais atentos às novidades. Com tanta informação instantânea torna-se difícil captar a atenção dos estudantes. Em sala de aula o desafio pode se tornar ainda maior, nos momentos em que é necessário aplicar teorias ou áreas que aparentam ser pouco atrativas.
Uma opção para despertar a atenção das novas gerações são as atividades práticas, como as exercitadas nas aulas de robótica. “Muitas informações estão disponíveis hoje na internet. Cada um aprende do seu jeito, na sua velocidade. Sabemos também da importância do trabalho em equipe, dos valores, do desenvolvimento de habilidades e dos saberes. Na escola temos a oportunidade de unir tudo isso e vivenciar na prática”, afirma o professor da Escola Barão do Rio Branco, Sandoval Pinheiro.
A robótica aborda temas relacionados à Educação Financeira, Educação Ambiental, Literatura, Tecnologia e exercício dos Valores, que estimulam as habilidades para o dia a dia em comunidade, como a importância do diálogo ou das ações sociais.
Diversos desafios são propostos aos estudantes visando a construção do conhecimento. Com o desafio em mãos, eles devem planejar a melhor estratégia para as situações apresentadas e elaborar as soluções. “Planejamento, trabalho em equipe, liderança, autonomia, perseverança, tecnologia e responsabilidade são habilidades que exercitamos durante o projeto e que são úteis para qualquer área do conhecimento”, destaca o professor.
A Robótica faz parte da grade curricular, assim como qualquer outra matéria prevista no cronograma das turmas desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Ao todo, cerca de 1,5 mil estudantes participam das atividades sugeridas e utilizam o material de apoio desenvolvido pela própria instituição. A cada ano os estudantes recebem um tema de trabalho.
Neste 2015 a proposta era cumprir missões sobre “a sala de aula do futuro”. No total foram 160 trabalhos apresentados, sendo que 16 tiveram destaque e participaram do 1º Torneio Interséries de Robótica, que envolveu estudantes do 6º ao 9º ano. “Durante a competição na mesa de desafios, fica evidenciado o trabalho em equipe e o espírito colaborativo, a tomada de decisões e a alegria pelo cumprimento das tarefas, habilidades que serão úteis no futuro de todos”, finaliza o professor.