Rio Testo, em Blumenau, terá barreira ecológica para a coleta de resíduos

 

 

 

O trecho do Rio Testo que passa atrás da empresa Karsten, receberá a implantação de uma barreira ecológica para a coleta de resíduos. Além de promover a limpeza do rio, o objetivo também é mensurar e dar o destino correto ao lixo.

No local também serão realizadas atividades de educação ambiental com a comunidade e escolas do entorno, para mostrar o impacto que o descarte incorreto gera na natureza, principalmente do plástico. A previsão é de que a instalação seja feita ainda este ano e para a construção da barreira serão utilizados galões plásticos e corda.

O projeto é fruto da parceria entre a empresa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Blumenau.

Sobre a poluição ambiental

Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, chegando a 11,3 milhões de toneladas. Desse total, 91% é coletado, mas apenas 1,28% é efetivamente reprocessado e reutilizado como produto secundário. De acordo com a pesquisa, é um dos menores índices encontrado entre os países analisados, bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%. Entre outros efeitos, a World Wide Fund For Nature (WWF) aponta que a poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água.