Nos últimos dois dias a chuva não tem dado trégua e o volume acumulado chegou a 38,2 mm entre quinta e até às 6h30 desta sexta-feira (12/07/24). As estações do AlertaBlu com os maiores registros são Velha Grande (43,2 mm); Araranguá/Jordão (41,4 mm); Glória (41,2 mm); Parque Ramiro Ruediger (40,2 mm) e Ponte Adolfo Konder (40 mm).
Em seguida vem Nova Rússia (39,8 mm); Velha Central (39,1 mm); Itoupavazinha (38,8 mm); Vorstadt (38,2 mm); Tatutiba (36,7 mm); Fidelis (36,6 mm); Itoupava Central (35,6 mm); Vila Itoupava (34,6 mm) e Coripós (34,4 mm).
O Rio Itajaí-Açu está em nível de atenção porque chegou a 5,8 metros às 8 horas. Desde a zero hora, já é 1,51 metro a mais, um aumento médio de aproximadamente 19 centímetros por hora.
A Defesa Civil registrou cinco ocorrências até o horário acima.
- Na Rua Heinrich Piske, altura do n° 611, no bairro Fortaleza, houve um alagamento devido a problemas na tubulação. O caso foi encaminhado para a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB).
- Um muro colapsou na Rua Santa Fé, nº 164, no bairro Passo Manso. O local foi sinalizado, sendo que o problema já existia há um mês devido à queda de um caminhão. Segundo a Defesa Civil, os moradores aguardam que o seguro pague o conserto.
- A cabeceira de uma ponte de madeira desbarrancou na Rua Eugênio Lisenberg, no bairro Velha. O local foi sinalizado para orientação dos condutores, ciclistas e pedestres.
- Na Rua Irmã Aluizianes, número 996, no bairro Velha, foi registrada a ocorrência de uma árvore com risco de queda. A moradora foi orientada a sair de casa e uma avaliação será feita amanhã.
- As chuvas causaram um pequeno deslizamento na Rua Geraldo Manoel da Rosa, n° 335, no bairro Passo Manso. Uma nova vistoria será realizada no sábado (13).
PREVISÃO DO TEMPO
Ao longo do dia desta sexta-feira (12/07/24), presença e variação de nebulosidade com condição para chuva persistente de fraca intensidade, devido à atuação da circulação marítima e de áreas alongadas de baixa pressão.
Na atualização do AlertaBlu das 8h15, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 14,5°C (mesma sensação térmica) e a máxima deve ficar próxima de 16°C. A temperatura mínima oficial do município foi registrada às 8h, quando fez 14°C.
A umidade relativa do ar estava em 94,1% e a previsão indica vento fraco de quadrante leste/nordeste.
Sábado (13)
Durante a madrugada e manhã, a chuva ocorre de forma fraca e isolada, ao longo do dia o céu segue variando entre nublado a encoberto. A partir da tarde, a chuva ganha força sobre a região do Médio Vale do Itajaí.
A presença de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, juntamente com o Jato de Baixos Níveis traz a condição para chuva persistente de fraca a moderada intensidade.
Não se descarta o risco de chuva intensa em curto espaço de tempo e a ocorrência de algumas trovoadas. A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 11°C e a máxima acima de 15°C.
Domingo (14)
A atuação de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, juntamente com a presença do jato de baixos níveis, mantém a condição para chuva persistente de fraca a moderada intensidade.
Novamente há risco de chuva intensa em curto espaço de tempo, sobretudo entre a madrugada e a manhã. A partir da tarde, a chuva começa a perder intensidade, passando a ocorrer de forma fraca e isolada e ocorrem algumas aberturas de sol no final da tarde.
As temperaturas mínimas e máximas devem oscilar em torno de 13°C e 18°C. Vento fraco de oeste/noroeste.
Segunda-feira (15)
O sol aparece em meio à variação de muitas nuvens ao longo dos dias. Há condição para chuva fraca e isolada nos extremos dos dias, devido à atuação da circulação marítima. A temperatura mínima variam próxima de 14ºC, enquanto a máxima deve ficar em torno de 20ºC.
Terça-feira (16)
O sol volta a marcar presença em meio à variação de muitas nuvens. Existe a possibilidade de chuva fraca e isolada nos extremos do dia devido à circulação marítima. As temperaturas mínimas e máximas devem oscilar em torno de 13°C e 20°C.
Fonte: AlertaBlu