Por Claus Jensen
Segundo Ricardo Stodieck, Secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, ele já tem falado há algum tempo internamente, sobre deixar o governo. Não por razões políticas, mas por considerar 6 anos muito tempo e porque pretende dar mais foco a projetos pessoais.
A intenção é ficar até o final de 2018, permitindo uma transição tranquila e planejada. Conversei com o secretário na manhã de quinta-feira (3/8/17) sobre as principais motivações dessa decisão e quais são esses projetos pessoais.
OBlumenauense: Quando foi que tomou a decisão de sair da secretaria de turismo?
Ricardo Stodieck: Por enquanto não estamos divulgando essa informação. Por isso tenho conversado internamente (Vila Germânica) que fico até final do ano que vem, então é super previsível. Não há desentendimento com ninguém e acho muito importante a renovação do cargo, afinal já são seis anos, o que é muito tempo. Aqui o ritmo é muito puxado e quero tocar alguns projetos pessoais.
OBlumenauense: Quais são esses projetos pessoais?
Ricardo Stodieck: Tenho uma holding, além de um patrimônio e sou sócio de um condomínio fechado (Paysage Privilège Condomínio Parque) que está sendo construído no bairro Ponta Aguda (Rua Silvano Cândido da Silva Sênior). O terreno era meu. Isso irá alavancar outras oportunidades e eu quero aproveitá-las.
Já estou na idade em que devo me preparar para uma aposentadoria mais confortável. Quero cuidar do meu futuro. Eu não tenho pretensões políticas, então não tem porque ficar tanto tempo. Está mais do que na hora de abrir espaço para outros e permitir a renovação.
OBlumenauense: E se um partido lhe convidasse para ser prefeito?
Ricardo Stodieck: Não. Nem a vice, nem a vereador, não vou ser candidato a nada. Eu me filiei ao PSDB no ano passado, porque foi um pedido pessoal do Napoleão. Fiz como retribuição à confiança que ele depositou em mim, mas não com a pretensão de seguir carreira política.
OBlumenauense: Já existe alguma pessoa que está sendo preparada para substituí-lo?
Ricardo Stodieck: É um trabalho de construção que deixarei para o ano que vem. O trade turístico, Ablutec, conselho municipal de turismo e o governo vão achar bons nomes. Blumenau já sabe para onde vai no turismo, tem todo um planejamento.
Mas isso tudo ainda tem que ser costurado com o prefeito ou quem será quando eu deixar o cargo. Mas não haverá solavancos, nem surpresas da minha parte.
OBlumenauense: Nesse período a frente da secretaria de Turismo, o que mais lhe realizou?
Ricardo Stodieck: Boa pergunta. Foram várias coisas, mas o mais importante foi sem dúvida o Plano Municipal de Turismo, que deu um caminho a longo prazo à cidade. Hoje Blumenau sabe para onde vai na área de turismo, seguindo um planejamento alinhado com o trade turístico. Não há porque o governo mudar essa forma de fazê-lo.
Outra realização foi a criação e melhoria dos eventos gratuitos. Quando você melhora o desempenho dos eventos, inclusive financeiro, pode socializar essa conquista com a comunidade através da criação de alternativas de lazer gratuitas. Foi o caso da ampliação das atividades de Natal, Osterdorf, Festival (Náutico) Blumenau a Bordo, Vila Rock, entre outras.