Ricardo Stodieck faz um balanço do seu trabalho em 2014

Ricardo Stodieck, Secretário de Turismo e Lazer de Blumenau por sete anos.
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Foto: Luciano Bernz | OBlumenauense

 

Nesta semana iniciou mais um evento que tem sob responsabilidade o Secretário de Turismo de Blumenau. Mal saiu da Oktoberfest, entrou a Magia de Natal e agora já começou a Sommerfest. O ritmo é dinâmico, como deve ser uma das áreas econômicas que mais cresce no mundo. Entrevistamos nesta semana Ricardo Stodieck, que ocupa a pasta de Secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica.

OBlumenauense: Você poderia fazer um balanço do ano de 2.014 para a Secretaria de Turismo?

Ricardo Stodieck: 2014 foi o segundo ano da nossa gestão e foi desafiador. Vamos começar pela Sommerfest. Já quebramos um paradigma ano passado, ampliando o espaço da festa, até então realizada em apenas um pavilhão. Nós apostamos num modelo com dois pavilhões, com Biergarten e Sommerplatz, que é a praça com um lago. Deu certo, o modelo foi bem aceito.

Nesse ano ainda temos o desafio de duas noites, a grande novidade da festaPela primeira vez a Sommerfest acontece nas quintas e sextas-feiras. Na sexta ela vai um pouco mais tarde, até às 2h da manhã de sábado. Ela tem dois objetivos bem específicos. Um deles é atender aos blumenauenses e moradores do médio Vale do Itajaí, que não vão para a praia no fim de semana. O outro é para aqueles que têm poucas opções à noite, pois as principais casas noturnas acabam não abrindo em Blumenau nessa época do ano, devido ao fato de ter muitas atividades nas localizadas no litoral.

É muito importante atingir a médio prazo, o movimento na hotelaria. Em Outubro, o excedente de turistas daqui se hospeda no litoral. Nossa intenção é que com o tempo, o excedente de turistas do litoral se hospede em Blumenau, gerando mais riqueza e aumentando a sua permanência na cidade. Entram mais impostos  e há geração de mais empregos.

Festival Brasileiro de Cerveja. Apostamos no ano passado num modelo de ampliação. Nós dobramos o número de pavilhões e fizemos divulgação em nível internacional. Isso deu muito certo. Só não aumentaremos a área em 2015 devido às obras do Setor 4, mas para 2016 já podemos imaginar três pavilhões para o festival. Ainda tem micro cervejarias que não estamos podendo atender.

Foi o segundo ano de Osterdorf. A páscoa sempre foi tratada como decoração de rua. Nós a tratamos como decoração do complexo do Parque Vila Germânica. Fizemos atividades com as crianças, através das pinturas facial e de casquinhas. Foi um sucesso! Consolidou o modelo e esse ano começa no dia 15 de Março, com muitas novidades e desta vez no Setor 3.

Apoiamos vários eventos, em especial a Festitália que tem um potencial turístico muito forte. Ajudamos o Circolo Italiano Di Blumenau com sugestões, que estavam muito abertos à isso. A médio prazo também vamos colher os frutos.

Oktoberfest. Em 2.014 tivemos o segundo com controle de público e foi muito bom. Também testamos o modelo de cervejarias artesanais em todos os pavilhões. Fizemos uma licitação de dois anos (2013/2014), para testar essa mudança. O modelo estava no caminho certo, por isso fizemos em 2014 uma licitação para 6 anos, acrescentando mais encargos financeiro para a cervejaria oficial, incluindo o pavilhão novo que vai custar algo em torno de 5 milhões. O valor será investido pela Brasil Kirin que é dona da Eisenbahn e por isso vai operar durante esse período na Oktoberfest e Sommerfest, em que terão exclusividade de vendas no Setor 4.

O Natal eu diria que cresceu significativamente, com um aumento de 65% do público. Na Weihnachtsdorf, a Vila de Natal, chegamos a 197 mil pessoas. E vale destacar as oficinas de pintura de bolachas. Nesse sentido crescemos 385%. Mais de 6.000 crianças vieram com seus pais e seus avós pintar os doces. Pais me testemunharam que comeram as bolachas pintadas por seus filhos, que por sinal eram muito saborosas. Ficamos muito satisfeitos com o resultado.

Em termos de infraestrutura, foi concluído o trabalho da Furb para a criação do Distrito Turístico da Vila Germânica, que acabou ajudando entre outras coisas, na definição do local para o Centro de Convenções. Foi desenvolvido o anteprojeto deste centro, consensualizado com o trade turístico, através do Conselho Municipal de Turismo. Neste ano estaremos licitando o projeto executivo. Ainda não temos confirmação da execução da obra, mas o nosso planejamento é iniciar neste ano e inaugurar em 2016. O Centro de Convenções terá capacidade para 1.250 pessoas.

Dos dois desafios dos equipamentos que a Secretaria de Turismo detém a propriedade e gestão, estão o Biergaten e Frohsinn. A licitação para o Biergarten já foi feita e vencida pelo proprietário da Thapyoka de Timbó. Uma excelente empresa, com tradição. A expectativa é que seja reaberto em Março ao público em grande estilo, durante o Festival Brasileiro da Cerveja. O blumenauense vai se orgulhar do que a Thapyoka está preparando.

No Frohsinn, estamos licitando em janeiro a obra de recuperação da parte incendiada. Serão utilizados os recursos da companhia de seguros, proveniente da apólice que tínhamos. Estamos aguardando uma posição do Instituto Histórico de Blumenau (IHB), que é um aprofundamento de uma sugestão de ocupação que eles apresentaram, onde a prefeitura tem dúvidas sobre o modelo jurídico e a possibilidade de executá-lo. Mediante isso o IHB está prometendo ainda em janeiro nos entregar uma proposta completa sobre o aspecto jurídico.

OBlumenauense: Existe algo a mais que você possa falar da Sommerfest 2.015 que iniciou na quinta-feira (8)?

Ricardo Stodieck: A Sommerfest continuará nos padrões de qualidade dos eventos do Parque Vila Germânica. A gastronomia com um nível melhor e com preços competitivos. O público terá chopp desde R$ 7 a R$ 14. Ele poderá consumir desde lanches a pratos completos. Os grupos folclóricos estarão se apresentando e a Associação dos Clubes de Caça e Tiro está presente com seu estande de tiro. E muita vontade, energia e alegria de atender bem por parte dos nossos colaboradores, além de toda equipe da Secretaria de Turismo e do Parque Vila Germânica.

OBlumenauense: Na última Oktoberfest, aconteceram alguns problemas com o público que não pode entrar devido ao controle de público. Esse ano tem feriadão durante a festa. Como a Secretaria de Turismo irá lidar com problemas desta natureza?

Ricardo Stodieck: Não imaginamos que tenhamos problemas. Quem comprar ingresso com antecedência vai garantir seu acesso. Historicamente no final de semana tem lotação. Agora o feriado prolongado em termos da economia do município ajuda bastante. Vamos ter um incremento significativo de público em função do feriadão. Mas mesmo não tendo feriadão, nos crescemos em termos de público. Pouco, mas crescemos. Fizemos uma curva oposta a outros eventos de Santa Catarina que apresentaram queda de público, na faixa de 20%. Uma coisa que o feriadão não vai prejudicar e nem comprometer este ano, é a qualidade da festa. Porque quem estiver aqui dentro vai ter o conforto para se movimentar, poder se alimentar e usar banheiros sem grandes filas.

OBlumenauense: O que você poderia destacar de mais positivo do ano 2014?

Ricardo Stodieck: A consolidação dos eventos, fazendo eles crescerem. Aumentando o número de público e a lucratividade do parque. Nós não podemos tirar dinheiro da saúde ou da educação para poder organizar eventos ou festas. Mas agora eles estão subsidiando os eventos comunitários como a Cãominhada, as caminhadas da Vila Itoupava e Nova Rússia. Esse modelo de gerar recursos para poder fazer mais eventos comunitários nos satisfaz muito.

O réveillon por exemplo, foi um sucesso com 75 mil pessoas na Avenida Beira Rio. É um evento que dá muito prazer ao poder público realizar, porque a participação da população blumenauense cresce a cada ano.

Outra coisa que devemos destacar é a infraestrutura. É emblemática essa questão do Distrito Turístico da Vila Germânica, de que as obras começam esse ano, serão anos de planejamento, o novo Setor 4. E chega de blá blá blá. Nós temos que parar de falar no Centro de Convenções e fazê-lo.

OBlumenauense: O ano de 2015 promete ser um marco no turismo da cidade?

Ricardo Stodieck: Até 2016, nós queremos entregar a Blumenau uma infraestrutura bem melhor no turismo. Uma cidade bem mais competitiva e também com o PMT – Plano Municipal de Turismo, que até hoje não tem.