Fotos: Michele Lamin
Na manhã desta terça-feira (20/03/18), a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) apresentou à comunidade o projeto de restauro, readequação e ampliação do Museu Fritz Müller, situado na Rua Itajaí, 2.195, no bairro Vorstadt. A cerimônia ocorreu no próprio museu e contou com a participação do prefeito Napoleão Bernardes, do presidente da Faema, Alexandre Baumgratz, e da arquiteta responsável pelo projeto, Rosália Vall, além de integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Na oportunidade, Napoleão Bernardes destacou a importância da valorização de empreendimentos históricos e culturais. De acordo com a Faema, o projeto contempla a manutenção do prédio original e a revitalização do telhado das outras duas edificações. Além disso, prevê a construção de um espaço para café, um deck e estacionamento para visitantes.
Segundo Alexandre Baumgratz, o próximo passo é concluir os últimos detalhes do projeto para iniciar os procedimentos de tombamento do local. Depois disso, a proposta será encaminhada para Brasília (DF), para a obtenção de recursos por meio da Lei Rouanet. “Contamos com algumas empresas interessadas no projeto. Ainda estamos finalizando alguns detalhes, mas a previsão é de que os custos fiquem em aproximadamente R$ 500 mil”.
Os primeiros passos para a restauração do museu iniciaram no ano passado pela Faema. A ação conta com a colaboração técnica de outras entidades, como a Universidade Regional de Blumenau (Furb), Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e o Instituto Histórico Blumenauense. Para Baumgratz, a restauração representa um enorme ganho cultural à cidade, além da sua importância ambiental e do atrativo turístico. “O local ficou aproximadamente 30 anos sem qualquer mudança ou ampliação”, diz.
Por Joni César, da PMB