Revitalização do auditório Heinz Geyer é concluída no Teatro Carlos Gomes

Espaço histórico recebeu melhorias em acessibilidade, conforto e acústica, com restauração de poltronas e forro. Mudanças foram apresentadas na manhã desta terça-feira (11/02).

Foto: Bruno Cordeiro [Gear Digital]

A imprensa foi convidada para conhecer na manhã desta terça-feira (11/02/25) o resultado do projeto revitalização do mobiliário do auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Estavam presentes a diretoria da tradicional casa de espetáculos, empresários e colaboradores/parceiros nessa trajetória de mudanças.

Após meses de trabalho, o espaço foi completamente renovado, oferecendo mais conforto e segurança ao público sem perder as suas características históricas, preservadas desde os anos 40. As novidades foram mostradas por Ricardo Stodieck, presidente do no Teatro Carlos Gomes.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
A revitalização do auditório incluiu a restauração de aproximadamente 800 poltronas, mantendo um equilíbrio entre tradição e modernização para proporcionar a melhor experiência aos espectadores. A reforma começou em agosto de 2024 com a renovação do mezanino/balcão, e em dezembro, avançou para a plateia, sendo finalizada em janeiro de 2025.

De acordo com o arquiteto Thiago Moldini, responsável pelos projetos de revitalização e ampliação do teatro, a intervenção nas poltronas seguiu a ideia de resgatar a visão original do espaço, com fundos de madeira, como nas primeiras fotos do auditório, além de modernizar e dar mais conforto.

 

Espaço para cadeirantes, atrás da última fila | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Melhorias na acessibilidade e inclusão

A revitalização do auditório trouxe melhorias de acessibilidade. O espaço agora conta com mais lugares destinados a cadeirantes, apesar de ficarem atrás da última fila.

Outro detalhe importante são as opções para pessoas com mobilidade reduzida e poltronas especiais para pessoas obesas. Essas adaptações trazem mais comodidade e uma experiência inclusiva para quem assiste aos eventos no teatro.

 

Cadeira mais larga para pessoas obesas | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Restauração das poltronas e do forro

A restauração das poltronas incluiu a instalação de novos sistemas de molas, espumas e revestimentos, preservando as características históricas dos anos 40. Os painéis laterais em madeira maciça foram mantidos e restaurados, com as sapatas de fixação ao piso recebendo um verniz acetinado natural, destacando a beleza do material.

Todos os mecanismos metálicos foram substituídos por novos, confeccionados em aço de alta durabilidade, garantindo maior segurança e conforto ao público. Os braços das poltronas passaram por um processo completo de restauração e receberam um acabamento refinado. A empresa Kastrupp foi a responsável pela remoção, reforma e reinstalação das poltronas. Além disso, o piso do auditório foi tratado e regularizado.

Além das poltronas, o forro do espaço também passou por um processo de recuperação e revitalização, mantendo sua estética e estrutura original. A limpeza e repintura foram realizadas para corrigir manchas causadas por infiltrações, e placas danificadas foram substituídas por materiais similares.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foram feitas perfurações estratégicas para futuras melhorias acústicas, permitindo a instalação de painéis difusores sem a necessidade de novas intervenções estruturais. O arquiteto Thiago Moldini explicou que um estudo acústico da sala indicou a importância de não alterar o material do forro para preservar a reflexão sonora para o público. A modernização do forro foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Napoleão Bernardes, que destinou R$ 100 mil do orçamento estadual para custear a reforma.

 

Foto: Bruno Cordeiro [Gear Digital]
Um projeto colaborativo

O projeto foi realizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Estado de Santa Catarina, com a Associação Musical Camerata Vocale como proponente. A Camerata, sediada no Teatro Carlos Gomes desde 2013, liderou essa iniciativa que uniu tradição e inovação. Para Paula Tessarolo, regente da Camerata Vocale, ser proponente deste projeto é uma honra. O projeto contou com o patrocínio de All4Labels, Blukit, Dicave e Tirol.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Próximos passos

O Teatro Carlos Gomes não para por aí. O presidente do teatro, Ricardo Stodieck, anunciou um cronograma de modernizações e melhorias em diversos espaços do teatro para 2025, através de projetos incentivados via Lei Rouanet e emendas parlamentares federais e estaduais. O arquiteto Thiago Moldini apresentou as próximas etapas de intervenção, incluindo:

  • Finalização do auditório e melhorias nas circulações e no salão centenário
  • Troca do forro da entrada principal do teatro
  • Substituição das caixas d’água por modelos de inox
  • Intervenções no telhado com troca de telhas
  • Ajustes nas calhas
  • Complementação da climatização de diversos ambientes
  • Renovação do salão centenário, com tratamento acústico e valorização visual

Em janeiro de 2026, está prevista a substituição do palco do grande auditório e a instalação de uma rampa elevatória para acessibilidade. Com a revitalização do auditório Heinz Geyer e os projetos futuros, o Teatro Carlos Gomes reafirma seu compromisso com a cultura e a comunidade de Blumenau, mantendo-se como um espaço de referência para eventos de alto nível.

No final de evento que mostrou as novidades, houve um coquetel para os participantes servido no palco do Grande Auditório (Heinz Geyer).

Espaço para cadeirantes, muito longe do palco | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]