Cerca de 70 pessoas participaram da Conferência de Revisão do Plano de Diretor, realizada a partir das 8h deste domingo (6/8/17) no Teatro Carlos Gomes. Foram analisados os 121 artigos que apresentam as diretrizes para temas fundamentais ao desenvolvimento da cidade, tais como ordenamento territorial, desenvolvimento econômico e prevenção de desastres.
Logo na abertura, a arquiteta e urbanista blumenauense Claudia Siebert, fez uma palestra que resgatou um histórico de planejamento urbano do município e ressaltou a importância da participação popular na construção de políticas públicas. As atividades foram coordenadas pela Secretaria Desenvolvimento Urbano (Sedur) e ocorreram nos períodos da manhã e tarde, em grupos de trabalho simultâneos.
O atual processo de revisão do Plano Diretor teve início há dois anos, contando com diferentes eventos de participação social para coleta de dados, sugestões e propostas vindas da comunidade. Foram realizadas mais de 50 audiências públicas e eventos, recebidas mais de 3 mil sugestões, que juntas orientaram o poder público na análise do município como um todo e de forma individual para cada bairro.
O Plano Diretor de Blumenau, expresso na Lei Complementar 615/2006, orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. A revisão deve ocorrer a cada de 10 anos, seguindo o Estatuto da Cidade.
* Com informações de Denisse Lopes, da PMB