O secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodiek, participou da reunião plenária do CDL no auditório do SEBRAE na noite desta terça-feira (27), representando o prefeito Napoleão Bernardes. A justificativa para a ausência do prefeito, é de que ele estaria participando da posse de Paulo França, que saiu da secretaria de obras para assumir uma vaga de deputado estadual licenciado Romildo Titon (PMDB) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Ricardo Stodieck apresentou aos lojistas os projetos de revitalização do Biergarten, Frohsinn e o novo Setor 4 da Vila Germânica. Outro ponto discutido com o lojistas, é a realização do Stammtisch, que gerou algumas reclamações. Conversando com nossa equipe, ele disse que não vê mais Blumenau sem o Stammtisch, e que os impasses podem ser resolvidos com o diálogo.
Não se consegue imaginar hoje que Blumenau não tenha mais o stammtisch. Se tem algumas questões que possam melhorar o relacionamento de todas as partes, seja para quem vai ou o comerciante da Rua XV de Novembro, cabe o diálogo sim. A gente faz isso com planejamento.
Nós vamos conversar com o pessoal do Convention & Visitors Bureau, quem organiza, os grupos de Stammtisch e os comerciantes do centro. A ideia é que possamos identificar algumas alterações que não comprometam o objetivo do Stammtisch com a atividade comercial dos lojistas. Esse diálogo tem que acontecer.
A prefeitura não organiza o Stammtisch. Mas não pode se omitir dessa participação, para a melhora do relacionamento não prejudicando ninguém.
O secretário ressaltou que não existe melhor lugar para realizar o evento do que a Rua XV de Novembro, assim como a Rua Alberto Stein para fazer o Desfile de Natal. A maior reclamação dos comerciantes é que não houve um debate da organização com eles para que fosse definido o melhor dia.
Fotos e texto: Luciano Bernz