Restauro e curiosidades sobre a Igreja do Espírito Santo de Blumenau é tema de curta-metragem

A pesquisa histórica e as visitas durante e após a obra revelam nuances ricas da recuperação do prédio.

O curta “Fragmentos da História: registros do restauro da Igreja do Espírito Santo de Blumenau” é um projeto cultural aprovado pela Lei Paulo Gustavo e realizado pela Prefeitura Municipal de Blumenau. O documentário, produzido pela R3 Comunicação e Artes, resgata momentos do restauro da igreja, um dos cartões postais da cidade, iniciado em meio à pandemia de COVID-19.

O restauro enfrentou diversos desafios, incluindo a troca total do telhado e a adição de novas estruturas para garantir conforto acústico. O documentário destaca a preocupação com a preservação da memória e dos detalhes da obra, como o restauro dos vitrais e dos bancos de madeira. A pesquisa histórica e as visitas durante e após a obra revelam nuances ricas da recuperação do prédio.

Disponível no YouTube, o vídeo foca na beleza e na importância histórica da igreja, que serve como espaço para cultos e apresentações culturais. Com tradução em Libras, o documentário marca esse momento importante na história da cidade.

Para o produtor cultural Rodrigo Ramos, revisitar a obra concluída e ver o registro do trabalho é significativo. “Muitas partes do restauro aconteceram durante a pandemia, e muitas pessoas nem perceberam o complexo trabalho de preservação desse patrimônio nacional”, destaca ele.

Além da exibição online, cinco sessões presenciais ocorrerão na igreja nos dias 20 de julho, 3 e 24 de agosto, às 11h, e nos dias 7 e 22 de setembro, às 19h e 10h, respectivamente.