Fotos: via WhatsApp
O litoral de Santa Catarina foi atingido por uma forte ressaca nesta sexta-feira (28/10/16) que deve continuar no sábado (29), devido a presença de um ciclone no mar que está no Rio Grande do Sul. O fenômeno gera fortes ventos que estão causando alagamentos devido às ondas que avançam sobre as avenidas e ruas da orla marítima.
Essa imagem mostra a praia de Gravatá, no município de Navegantes, que teve a passarela e Avenida Pref. Cirino Adolfo Cabral invadida pelas águas do mar. O Rio Itajaí Açú também invadiu a Avenida Prefeito Paulo Bauler, afetando o transporte do Ferry Boat em Itajaí.
No Sul do Estado, em cidades litorâneas como Laguna, Biguaçú e praias de Florianópolis, também houve registro do mar causando estragos após invadir ruas e avenidas da orla. Na Capital os alagamentos, atingiram o Norte e Sul da Ilha, como a SC-405 onde havia água na pista. Com essa situação na rodovia, fica difícil o acesso ao Aeroporto Hercílio Luz. Nos Ingleses, o mar invadiu uma residência e causou danos.
As áreas mais baixas do Litoral, são as que mais sofrem com a ressaca. Há previsão de ondas de 2 a 3 metros na praia e até 5 metros no alto mar. Por isso é desaconselhável qualquer atividade no mar com embarcações.