Representantes de Benedito Novo (SC) viajam à Romênia para desenvolver plano de ação com a cidade de Alba Iulia

Foto: divulgação

 

 

Benedito Novo (SC) | Foto: divulgação prefeitura

 

 

Na próxima semana, o prefeito de Benedito Novo, Jean Grundmann, e outros representantes do governo da cidade, viajam a Alba Iulia, na Romênia, para dar sequência a participação no Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia. O encontro tem por objetivo conhecer as soluções aplicadas na cidade europeia em relação turismo sustentável, preservação ao patrimônio e boas práticas na indústria.

No ano passado, uma delegação romena esteve em Benedito Novo, junto com o gerente do projeto Cidades Inteligentes, Liviu Stanciu. A intenção foi conhecer um pouco sobre as práticas socioambientais aplicadas a indústria da cidade catarinense, e sobre a gestão de resíduos sólidos.

Entre os dias 5 e 10 de maio, estão programadas visitas à StarTransmission & StarAssembly, na cidade de Sebes, para conhecer as inovações aplicadas na indústria automotiva. Depois irão ao  pequeno vilarejo de Câlnic e ao Museu Astra, em Sibiu, onde poderão ver os esforços realizados em relação a preservação ao patrimônio histórico.

Na fábrica de porcelanas IPEC, será a oportunidade de conhecer as boas práticas na área de indústria fina e como construir uma marca (“Alba Iulia – a cidade da porcelana”). Outro local agendado, é uma visita ao Centro Maria Beatrice, que desenvolve um trabalho social e de terapias de saúde. Já no Aterro Sanitário – Galda de Jos, os brasileiros poderão conferir como os romenos tratam a gestão de resíduos.

No dia 9 de maio, os representantes ainda se encontram para alinhar detalhes do plano de ação de cooperação entre as cidades, que seguirá por mais dois anos.

Sobre IUC

Para a região da América Latina e Caribe, o IUC-LAC, o programa, com três anos de duração, tem previsto um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros e prevê a participação de 20 cidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru, para colaborações com seus homólogos europeus. O Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em desenvolvimento urbano; o estabelecimento de uma aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.