A ferramenta, que está sendo oferecida ao mercado pela blumenauense Ziti, gerencia todas as etapas da obra, desde a colocação do primeiro tijolo até a compra de equipamentos
A Associação Renal Vida, unidade de Itajaí, será a primeira no Brasil a utilizar o MADO, uma plataforma web com um conjunto de aplicativos que permitem gerenciar e controlar todo o ciclo de vida da instalação, desde a sua concepção e projeto, passando pela execução/construção e, posteriormente, a manutenção e a gestão dos ativos nela incorporados. A ferramenta cria um histórico de tudo o que foi feito desde a colocação do primeiro tijolo. O superintendente executivo da Associação, Tarcísio Steffen, explica que inicialmente a novidade será usada em Itajaí para organizar todas as informações referentes àquela unidade. Porém, será também usada, e por isso há uma grande expectativa, na nova sede da Renal Vida, em Blumenau.
De acordo com Steffen, na nova sede o software será usado desde os primeiros passos da construção. “Queremos ter um histórico de tudo que será feito, material que será utilizado, quanto iremos gastar, quais equipamentos serão comprados, de que marca, etc. Enfim, um dossiê para que, no futuro, tenhamos todas as informações à disposição quando formos fazer novos investimentos”, afirma.
A Associação tem 11 anos de atividades e, mesmo tendo alguns controles, de acordo com o superintendente, algumas informações foram perdidas ao longo do tempo. “Hoje, já não sabemos qual valor pagamos por um determinado maquinário porque não tínhamos uma ferramenta de gestão completa da obra. Por isso, optamos por usar o MADO primeiramente em Itajaí para nos acostumarmos a abastecer com as informações e, depois, em Blumenau.”
Como a unidade de Itajaí é uma das mais novas, o objetivo é de resgatar todas as informações possíveis sobre a obra. Atualmente, a Associação conta com unidades em Blumenau, Itajaí, Rio do Sul e Timbó. A nova sede em Blumenau terá cerca de 15 mil metros quadrados e resultará em um investimento total de aproximadamente R$ 25 milhões. A previsão é de que esteja totalmente pronta em 2016. O controle de todos os processos e investimentos nas unidades ajudará também a Associação Renal Vida a obter a certificação de Acreditação Hospitalar, que já está em andamento.
MADO
O MADO é um produto inovador que está sendo ofertado pela blumenauense Ziti, resultado da joint-venture com a Dynamix e a italiana GPI, para hospitais e clínicas. De acordo com o gerente comercial da Ziti, Claumir Claudino dos Santos, o sistema é fruto da experiência de especialistas em arquitetura e engenharia que uniram conhecimento e a exigência de campo com a possibilidade de gerenciar serviços avançados, fornecer a orquestração do trabalho, gerir a documentação técnica e administrativa e autorizações legais, bem como todas as demais informações pertinentes à gestão da obra ou instalação. “É o manual completo da obra, com informações que poderão ser usadas no futuro, independente de quem estiver na gestão do negócio”, avalia.
O sistema atua com três enfoques: o primeiro está relacionado à obra/instalação e vai além do que é considerado o edifício físico; também busca dados do terreno, da região e da infraestrutura dos serviços, como água, esgoto, eletricidade, que podem não fazer parte da obra, mas interferem de forma direta. O segundo foco atua na fase da obra que vai desde a idealização do projeto, passando pela gestão, até a sua manutenção permanente. “Já existem algumas aplicações que gerenciam informações e controlam as atividades na fase da execução do imóvel, mas a grande maioria sofre da falta de um banco de dados técnicos e administrativo completo e confiável em função das atividades não terem sido coletadas, ordenadas e codificadas nas fases de projeto e execução. E o MADO faz tudo isso”, explica Santos.
A manutenc?a?o, seja ela preventiva, preditiva ou corretiva, refere-se às medidas tomadas para manter todos os ativos da empresa/instalação em perfeitas condic?o?es de funcionamento e para evitar a necessidade de grandes reparac?o?es. Em diferentes momentos, elas sa?o realizadas a fim de economizar dinheiro e baixar os custos, evitando gastos onerosos com reparos na?o previstos e com trocas de equipamentos. Isso sempre maximiza a produtividade e a disponibilidade dos recursos – o que é essencial quando se fala de equipamentos e instalações médico-hospitalares.
Para gerenciar todos os tra?mites da manutenc?a?o, como periodicidade das inspec?o?es e dados que identifiquem a necessidade de trocas e reparos, bem como informac?o?es que comprovem a execuc?a?o correta das mannutenc?o?es, e? essencial ter um software que permita a gesta?o disso tudo. Este e? o terceiro enfoque do MADO.
Benefícios do sistema:
- Criação e registro do histórico dos ativos;
- Rastreabilidade dos ativos;
- Padronização das informações;
- Compartilhamento das informações com as equipes interna e externa;
- Visualização geografica de cada um dos ativos;
- Otimização do uso dos ativos em todo seu ciclo de vida;
- Aumento da disponibilidade dos ativos;
- Redução dos custos em reparos e manutenções;
- Aumento de produtividade e da durabilidade;
- Melhoria do planejamento das ações sob os ativos;
- Segurança e conformidade com as regulamentações;
- Dados para apoio a decisão;
- Qualidade dos serviços prestados aos clientes;
- Maximização dos resultados da empresa.
Texto: Liliani Bento