Fotos: Marcelo Martins
Na noite desta segunda-feira (11/12/17), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), apresentou o relatório final do Plano de Mobilidade Urbana. A audiência pública, realizada na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau (Etsus), reuniu cerca de 70 pessoas, entre autoridades locais, representantes de classes e sociedade civil.
Na ocasião, foram expostas as principais propostas na área de mobilidade urbana para atender ao crescimento do município nos próximos anos. Ao todo, o Plano estabelece oito diretrizes estratégicas de mobilidade, com a sugestão de 87 ações e 50 medidas, entre políticas públicas desdobradas em atividades, estudos e propostas.
Nele, foram definidas metas de curto prazo, até 2020; médio prazo, até 2025; e longo prazo, até 2035. Ele passa a servir como um instrumento de referência ao planejamento e ordenamento da cidade, na ques tange a mobilidade e o uso dos diversos tipos de transportes. O documento contempla conteúdos formatados entre 2015 e 2017, por meio de uma construção coletiva, com ampla participação social na indicação e validação de dados e propostas.
Com informações de Denisse Lopes, da PMB