A estiagem está presente em boa parte do país, mas ver nosso rio Itajaí Açu tão baixo sempre causa estranheza. Na medição das 14h desta quinta-feira (21/9/17), a régua instalada na Ponte Adolfo Konder, Centro de Blumenau, marcava 18 cm de altura.
De acordo com os dados do AlertaBlu, depois de um mês de junho bastante chuvoso, a configuração climática se modificou e em julho foram observados frequentes e sucessivos bloqueios atmosféricos que impediram e/ou dificultaram o avanço das frentes frias por Santa Catarina, o que resultou em volume acumulado de chuva muito abaixo do esperado. Durante todo o mês, foram registrados 15,2 mm, enquanto que o normal seriam 126 mm.
Em agosto, algumas estações ficaram com chuva acima do previsto e outras abaixo, o que resultou em uma média de 84,6 mm no município. Neste mês, a configuração de bloqueios voltou a interferir no avanço de sistemas atmosféricos causadores de chuva. Até o momento, os volumes de chuva estão ainda mais baixos, pois a média registrada até segunda-feira (18) foi de um acumulado de 1,4 mm.
O diretor de Operações do Samae, Cleverton João Batista, garantiu que apesar da atual situação climática, a captação e o abastecimento de água da autarquia seguem normais. “Por enquanto o nosso trabalho segue sendo realizado normalmente. A ETA II realiza a captação de água para tratamento junto à Usina da Celesc, que mantém uma barragem com um nível considerável. Parte desta água retida na barragem é captada pelo Samae, que realiza o seu tratamento”, afirma.
A Defesa Civil de SC passou as seguintes orientações para o uso responsável da água:
- Reduza o tempo de banho. Tome banho rápido e feche o chuveiro ao se ensaboar. Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome em torno de 135 litros de água;
- Mantenha a torneira fechada. Feche a torneira na hora de escovar os dentes e não lave louças, utensílios e roupas com água corrente. Abra a torneira apenas para enxaguar.
- Utilize a máquina de lavar roupa com sua capacidade total, evite fazer várias lavagens com poucas roupas.
- Não lave calçadas e áreas pavimentadas externas, reaproveite a água utilizada para outros fins de limpeza para lavar calçadas, primeiro varra a sujeira, depois lave-as. Limpeza de áreas internas faça com a utilização de um balde.
- Para molhar as plantas é recomendável utilizar o regador, e preferivelmente pela manhã ou à noite. Evite o uso de mangueiras.
- Não lave o carro, durante o racionamento de água essa prática deve ser evitada. Todos devemos colaborar nesse momento.
- Regule a válvula de descarga. A válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade.
- Instale equipamentos hidráulicos mais eficientes e economizadores.
- Ao observar algum vazamento de água, informe imediatamente a companhia de abastecimento.