A população aguarda ansiosamente pela liberdade de se locomover por Blumenau, principalmente os que dependem do transporte coletivo municipal. Já as linhas intermunicipais serão retomadas no dia 22 de junho, conforme divulgado pelo OBlumenauense.
As linhas e os horários que começarão a funcionar nesta segunda-feira (15/06/20) já foram divulgados no site da Blumob. Seguem as orientações e os detalhes.
Orientações aos usuários
- Será obrigatório o uso de máscaras de proteção para todos os usuários do Transporte Coletivo, tanto dentro dos ônibus, quanto nos pontos de ônibus, terminais e na central de atendimento;
- A Seterb fará a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações;
- Os ônibus também contarão com a delimitação de espaço, que será controlado pelo cobrador. Os passageiros devem respeitar o local delimitado dentro do transporte, tanto nos assentos quanto no espaço livre para permanecer de pé;
- Será proibido o uso do transporte por pessoas com mais de 65 anos, que utilizem gratuidade (Cartão Melhor Idade ou com apresentação de documento);
- O Cartão Estudantil será liberado apenas para uso com pagamento de tarifa integral (considerando suspensão das aulas);
- Não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus por tempo indeterminado. O dinheiro será aceito apenas para acesso ao sistema nos terminais e para o pagamento de recargas na central de atendimento e nos terminais;
- Todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum para facilitar o acesso ao usuário.
- Ao término de créditos, ou caso ele não exista, os créditos comuns carregados são consumidos.
Orientações gerais
- O transporte coletivo terá horário normal de operação de segunda a sexta-feira;
- Nos sábados os coletivos operam até as 15h;
- Nos domingos e feriados o serviço será suspenso;
- As linhas exclusivas para os profissionais da saúde permanecem disponíveis, com constante reavaliação de necessidade;
- Todos os veículos do transporte coletivo deverão trafegar obrigatoriamente com todas as janelas abertas e os funcionários que estejam no grupo de risco terão tratativa especial;
- Nos terminais, usuários e funcionários terão disponível dispensers com álcool em gel 70% e pias para a higienização das mãos, devendo ser utilizados com frequência.
Novos usuários de cartão
Para as pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte, a partir do dia 5 de junho, sexta-feira, será possível fazer a solicitação de um cartão comum pela internet. A solicitação poderá ser feita pelo site da Blumob.
Os pedidos feitos entre os dias 5 e 7 de junho poderão ser retirados na Central de Atendimento da BluMob a partir do dia 8 de junho, o local terá atendimento inclusive nos feriados e aos sábados. Os pedidos feitos após o dia 8 de junho, terão 48h como prazo de retirada. Após o dia 15, o usuário que solicitar o cartão pela internet poderá retirar o cartão em qualquer um dos seis terminais ou na central de atendimento, conforme a escolha durante o cadastro.
Ações tomadas pela empresa
- Todos os ônibus em circulação, terminais urbanos e a central de atendimento terão fixados cartazes de comunicação, referente aos cuidados de higiene durante a pandemia do novo Coronavírus;
- Para ajudar na comunicação, os validadores de passe, tanto na entrada dos ônibus, quanto nas entradas dos terminais, terão informações para relembrar os cuidados durante a pandemia;
- Como higienização, será feita limpeza constante nos ônibus utilizados na frota diária e nos terminais;
- Além disso, serão disponibilizadas máscaras e álcool em gel 70% para todos os funcionários e óculos de proteção para os cobradores.
Central de atendimento
- A central de atendimento, localizada na Rua Ceará, 47, no Centro, terá controle de entrada. Somente será permitido o acesso de pessoas com uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos, com álcool em gel 70% disponível no local;
- Na entrada da central, todos os clientes passarão pelo controle da temperatura e deverão respeitar a sinalização de solo com medidas de distanciamento;
- A sala de espera será limitada em 50% da capacidade, garantindo maior distância entre as pessoas que aguardam o atendimento;
- Além disso, serão implementados limitadores de distância entre os atendentes e clientes;
- Também será proibida a entrada de acompanhantes, salvo menores de idade e pessoas com deficiência;
- A central também fará reforço das campanhas de incentivo aos serviços on-line, que não exigem atendimento presencial, como o recadastramento estudantil, o cancelamento de cartões e o SAC.
Alteração de Serviços
- O serviço de emissão de cartão da melhor idade será suspenso por tempo indeterminado;
- O recadastramento estudantil será postergado com um prazo de 60 dias após a data de retorno das atividades do transporte;
- Também será postergado o prazo de recadastramento dos cartões de gratuidade, utilizado por pessoas com deficiência e afins, para mais 60 dias após a data de retorno das atividades do transporte;
- As atividades da central de atendimento serão suspensas aos sábados, para desestimular o uso do transporte coletivo aos finais de semana.
Medidas de controle
Como medida de controle serão feitas reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação (BluMob).
Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da BluMob irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.