Região de Blumenau elenca prioridades para o Orçamento estadual de 2017

Reuniao-Orcamento_Regiao-Blumenau_4-7-16

 

As cidades que integram a Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau elegeram nesta segunda-feira (4/7/16), suas prioridades para o próximo ano na região. A audiência pública do Orçamento Regionalizado aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, a AMMVI, em Blumenau e reuniu representantes da sociedade civil e do poder público.

Os três itens elencados como prioritários foram a expansão da Udesc para a região de Blumenau, a Pavimentação do trecho Pomerode – Vila Itoupava, conhecido como Roteiro Rural e os incentivos financeiros para o custeio a atenção básica e assistência hospitalar.

As três ações foram escolhidas entre as 12 que já constam no Plano Plurianual (PPA) do governo, também elencadas em audiência pública durante o ano de 2015. As ações menos votadas e que não entraram como prioridade para 2017 foram a implantação do contorno sul de Gaspar e acesso a Blumenau; a manutenção e reforma de escolas de educação básica; a implantação do ensino integral, a pavimentação da SC-108, já em andamento; a pavimentação do trecho Guabiruba-Blumenau; a implantação do 2º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau; a construção, ampliação e reforma das instalações das polícias Civil e Militar; a Implantação de núcleo da Defesa Civil; e a implantação e manutenção de obras contra as cheias.

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Cassio Quadros, defende que as obras estruturais, como o Contorno de Gaspar, também seriam essenciais para a região, mas que no momento o Estado estuda projetos alternativos e que demandem um investimento menor. Ele destacou ainda que, neste sentido, a região já tem tido importantes avanços, como a obra da nova SC-108 e a Ponte de Ilhota. “Conseguimos, junto com o apoio da comunidade, tirar essas obras fundamentais do papel e não tenho dúvidas, que trarão um impacto muito positivo para a região, como é o caso do Prolongamento da Via Expressa, conhecidas como nova Sc-108 que está em andamento e da Ponte que de Ilhota, em fase de conclusão”, afirma ele.

Por Julia Voigt, da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau