A construção do canteiro de obras, a colocação do tapume de proteção no entorno do prédio e a lavação das telhas antigas para assegurar maior aderência no deslocamento dos operários indicam o avanço dos trabalhos de uma das reformas mais esperadas pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). A revitalização do telhado do prédio histórico, que no passado abrigou a Prefeitura, o Fórum e a cadeia pública, deve ser concluída em seis meses, conforme as condições climáticas nesse período.
O custo estimado para a conclusão do novo telhado do prédio, inaugurado em 1875, é de R$ 527 mil. A homologação da Tomada de Preços 02 – 009/2016 foi publicada no Diário Oficial do Município em 12 de agosto. O documento orienta como a Construtora WDD Ltda. deve proceder no restauro e adequação da cobertura e da estrutura em madeira.
Esta é a primeira etapa da reforma geral do prédio, que deve envolver todo o complexo da Fundação Cultural. “A expectativa com a modernização é acabar com um antigo problema causado ao imóvel pelas goteiras”, comenta o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos. “A negociação para a revitalização também envolveu a Fundação Catarinense de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois o prédio é tombado pelo Estado. A cobertura em telha cerâmica germânica deverá cobrir uma área aproximada de 1.500 metros quadrados.
Texto e fotos: Sérgio Antonello | Fundação Cultural de Blumenau