Nesta sexta-feira (27/01/23), a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau inaugurou a nova sede. A antiga foi interditada pela Defesa Civil em setembro do ano passado após um deslizamento de pedras, depois de funcionar por 29 anos no local.
A partir de segunda-feira (30), a entidade atenderá no 1º andar do Centro de Pediatria do Vale do Itajaí (CELP). A prefeitura firmou um convênio em que ajudar com R$ 19.500,00 para ajudar nos custos da Rede Feminina, que realiza todos os atendimentos gratuitamente. O novo espaço ficou maior e mais acessível do que o anterior, além da área de estacionamento, um problema na antiga sede.
O novo endereço da entidade fica na Rua Prefeito Frederico Busch Júnior, nº 255, no primeiro andar, no bairro Garcia. De acordo com a presidente da instituição, Sueli Cristofolini, o local foi escolhido por estar próximo de um terminal urbano e de hospital, além de necessitar de poucas adequações para a ocupação.
No seu discurso, ela lembrou de que estava no Teatro Carlos Gomes, comemorando os 49 anos da entidade, quando foi avisada sobre o deslizamento. No vídeo que iremos publicar depois, ela descreve a sensação de ver um trabalho de décadas ter que parar por 40 dias.
Mas também destacou a gratidão por todos que ajudaram para que tudo voltasse ao normal. A grande batalha da equipe de voluntários liderada por Sueli, será buscar uma nova sede, que já está nos planos há algum tempo.
A fé cristã estava representada pelas igrejas evangélica e católica. A Pastora Márcia Helena Hülle, da Igreja Luterana que fica próximo da nova sede, ao lado do Hospital Santa Catarina; e o Padre Marcelo Martendal, da Catedral São Paulo Apóstolo, deixaram as suas palavras de reflexão.
“A Rede Feminina desenvolve um trabalho muito importante de atendimento às mulheres, na prevenção e no cuidado com a saúde e que não pode parar. Desde o começo, acompanhei a busca da Rede por uma nova sede e é com alegria que pude acompanhar esse momento”, ressaltou a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, que esteve no evento que inaugurou a nova sede. O Secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lazarin, também acompanhou a solenidade.
OBlumenauense esteve presente através da colaboradora Marlise Cardoso Jensen, que já foi acolhida quando enfrentou um câncer. Quem passa pela doença, sabe na prática do quanto a equipe da Rede Feminina é essencial nesse momento de saúde tão delicado.