Recursos de R$ 526 mil para reforma do telhado da Fundação Cultural já estão disponíveis

fundacao-cultural-Blumenau

 

A Fundação Cultural de Blumenau deu início à etapa de seleção da empresa que irá conduzir a reforma do telhado da sede. A Prefeitura publicou no site o Edital de Tomada de Preços nº 009/2016 com as orientações de restauro e adequação da cobertura e da estrutura em madeira. A abertura dos envelopes será no dia 4 de julho, às 10h30, na sede da adminstração, localizada na Praça Victor Konder, 2, 2º andar, sala 27. O valor estimado para obra é de R$ 526.955,60 e os recursos já estão disponíveis.

As empresas deverão atender as especificações constantes no edital, conforme convênio nº 784756/2013 firmado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e FCB. As licitantes que não possuem CRC deverão apresentar documentação exigida para cadastramento do mesmo até 29 de junho, conforme Artigo 22, §2º da Lei 8.666/93.

As proponentes poderão baixar e consultar o edital e anexos no site da Prefeitura, no link Serviços > Licitações ou solicitar via e-mail licitacoes@blumenau.sc.gov.br. Esta é a primeira etapa da reforma geral do prédio, que deve envolver todo o complexo da Fundação Cultural. A expectativa com a modernização é acabar com um antigo problema causado ao imóvel pelas goteiras. A negociação para a revitalização envolveu a Fundação Catarinense de Cultura e o Iphan, pois o prédio é tombado pelo Estado. A cobertura em telha cerâmica germânica deverá cobrir uma área aproximada de 1.500 metros quadrados.

O prédio onde está a Fundação Cultural foi inaugurado em 1875 e ampliado em 1917. Em 1939, foi totalmente modificado e ampliado para sediar o Fórum e demais autarquias estaduais, perdendo a característica arquitetônica do século XIX. Em 1958, um incêndio destruiu a parte destinada ao Fórum, administração municipal e Arquivo Histórico. Em 2000, foi reconstruída a parte do Fórum e nessa ocasião respeitou-se a arquitetura da década de 1930, porém a parte interna foi totalmente modificada e adaptada aos tempos atuais.

Local e horário de expediente para retirada do edital, esclarecimentos e informações às licitantes:
Diretoria de Compras e Licitações – Gerência de Comissão de Licitações:Sede da Administração de Blumenau, Praça Victor Konder, 2, 2º andar, sala 23, Centro
Expediente: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Telefones: (47) 3381-6862, fax (47) 3381-6888
E-mail: licitacoes@blumenau.sc.gov.br ou neste link

Com informações de Sérgio Antonello, Fundação Cultural de Blumenau