Na madrugada deste domingo (27/03/22), a Polícia Militar recuperou um dos dois fuzis calibre 7,62 e carregador furtados do caminhão militar que tombou na Rua Belmiro Colzani, no bairro Progresso, em Blumenau. O acidente aconteceu no dia 16 de março.
A arma foi encontrada no município de Araquari, no norte de Santa Catarina. A corporação recebeu a informação que o fuzil estava em uma residência localizada na Rua dos Agricultores, no bairro Itinga. Por volta das 2h20, guarnições se dirigiram ao endereço e conversaram com o morador de 32 anos, onde constataram o fato e apreenderam o material bélico.
O homem disse aos policiais que apenas teria guardado a arma a pedido de um parente. Mas segundo a PM, ela já foi preso no Rio de Janeiro com 40 pistolas escondidas no tanque de combustível do veículo em que trafegava. Ele recebeu voz de prisão por receptação e posse de arma de fogo de uso restrito, sendo levado à delegacia de Polícia Civil.
A Polícia Militar divulgou uma nota sobre o assunto:
Desde o dia 24/03 o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apoiou o Exército Brasileiro (EB) na “Operação Encano”, exercício de nivelamento dos pelotões da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 5ª Divisão de Exército com o objetivo de adestramento da tropa para atuação em atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), notadamente no emprego em faixa de fronteira.
Durante a atividade surgiram denúncias anônimas direcionadas à Polícia Militar sobre possível localização de um fuzil de propriedade do EB subtraído após o acidente ocorrido na cidade de Blumenau.
Diante das informações, a Polícia Militar de Blumenau, juntamente com o Exército Brasileiro, realizou diligências nas cidades de Blumenau, Ilhota e Araquari, conseguindo localizar e prender um homem que estava em posse do armamento na madrugada no dia 27/03. Ressalta-se que o homem já foi preso no estado do Rio de Janeiro pelo crime de tráfico de armas, oportunidade em que estava com 40 pistolas escondidas no tanque de combustível do veículo em que trafegava.