A calmaria da manhã de domingo (7/08/22) de uma moradora de Porto União, no Norte de SC, foi interrompida pelo barulho da campainha e o latido dos cachorros. Ao abrir a porta, viu uma mulher correndo e uma caixa deixada na frente da residência.
Imaginem a surpresa quando viu que dentro havia recém-nascido ainda com o cordão umbilical. Ela logo pegou a criança e esquentou com uma coberta. Em seguida acionou o Corpo de Bombeiros Militar e um dos socorristas foi o subtenente Alfonso Eckl, há 35 anos na corporação.
Uma das primeiras providências foi cortar o cordão umbilical e verificar o estado de saúde da criança. Depois o pequeno menino foi encaminhado para o Hospital e Maternidade São Braz, no Centro do município.
O Conselho Tutelar foi acionado pela Polícia Militar, que esteve o local, para avaliar a situação e providenciar o encaminhamento legal. A Polícia Civil instaurou um inquérito para identificar a mãe e as circunstâncias que envolveram o abandono do menor.
A previsão é que o recém-nascido ganharia alta depois de três dias e depois seja encaminhado a um abrigo até uma decisão judicial.