Ranking do Procon-SC: revela principais reclamações de consumidores em 2024

Entre promessas não cumpridas e cobranças indevidas, consumidores relatam dificuldades nas compras e serviços no estado de Santa Catarina.

Adquirir um produto e receber algo diferente do que foi anunciado é uma das maiores frustrações para qualquer consumidor. Entre janeiro e agosto de 2024, o Procon-SC registrou 1.478 reclamações sobre ofertas não cumpridas, serviços não fornecidos e publicidade enganosa, colocando esse tipo de queixa no topo do ranking das principais reclamações dos consumidores catarinenses.

Em segundo lugar, com 982 registros, está a queixa sobre a não entrega ou demora para os produtos chegarem. Consumidores relatam a frustração de aguardarem por determinados períodos sem receber o item adquirido, enfrentando dificuldades para obter respostas sobre prazos de entrega.

Cobranças indevidas ou abusivas, muitas vezes relacionadas à alteração ou cancelamento de contratos, ocupam a terceira posição no ranking, com 905 reclamações. Dificuldades em resolver questões de cobrança têm gerado insatisfação, especialmente quando o consumidor não reconhece os valores cobrados.

Outra queixa frequente envolve a devolução de valores pagos ou o reembolso de produtos e serviços. Entre janeiro e agosto, 708 reclamações foram registradas sobre a dificuldade ou atraso no reembolso, além de retenção de valores, fazendo dessa a quarta principal queixa registrada pelo Procon-SC.

Esses dados refletem a realidade de muitos consumidores que, ao longo de 2024, precisaram recorrer ao Procon-SC para garantir seus direitos. Ao todo, o órgão realizou 59.282 atendimentos nos primeiros oito meses do ano, incluindo reclamações, denúncias e consultas.

Acione o Procon SC

Caso o consumidor tenha enfrentado situações como essas, é possível acionar o Procon SC. As denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente no Centro de Florianópolis. O órgão também disponibiliza o “Zap Denúncia” pelo telefone (48) 3665-9057, destinado exclusivamente a denúncias. Reclamações formais devem ser feitas através do site ou presencialmente.

Além disso, o número 151 está disponível gratuitamente para tirar dúvidas e fornecer orientações aos consumidores de todo o estado. É importante lembrar que o “Zap Denúncia” é restrito a denúncias, enquanto reclamações formais precisam ser registradas pelos outros canais.

Ranking de reclamações 2024

1 – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478

2 – Não entrega / demora na entrega do produto: 982

3 – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905

4 – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708

5 – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644

6 – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575

7 – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569

8 – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515

9 – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386

10 – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330

11 – Produto danificado / não funciona – Falta de assistência técnica /falta de informações sobre assistência: 284

12 – Renegociação / parcelamento de dívida: 240

13 – Dificuldade de cancelamento / eliminação de dados / revogação do consentimento: 179

14 – Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176

15 – Produto entregue incompleto / diferente do pedido: 171