Você já ouviu falar em cerveja feita com mandioca? Pois é, essa inovação chega com tudo na Festa Brasileira da Cerveja, que acontece de 12 a 15 de março, em Blumenau (SC). O Projeto Manipueira, que fermenta a bebida com microorganismos extraídos da raiz, terá um estande coletivo inédito, reunindo marcas que apostaram nessa ideia ousada.
E não é só para conhecer a novidade — dá para provar! O espaço trará cinco rótulos on tap e 10 em garrafas para venda, todos desenvolvidos por 10 cervejarias: Ade Bier, Caatinga, Cozalinda, Evil Hops, Fermentaria, Hill, Marek, Piwo, Prisma e Yarun. O Projeto Manipueira é coordenado pela Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) que produziu os primeiros rótulos em 2023.
A Festa Brasileira da Cerveja faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja, um dos maiores eventos do setor no país. Além das cervejas diferenciadas, o público encontrará um cardápio recheado de iguarias locais e 12 bandas para animar a programação. Os ingressos custam R$ 30, com desconto para quem levar um quilo de alimento não-perecível.
Segundo Thomas Marek, organizador do estande, a proposta vai além da curiosidade: além de valorizar ingredientes nacionais, a iniciativa também abre espaço para discussões sobre novas possibilidades dentro do mercado cervejeiro.
O festival é organizado pela Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com apoio da Prefeitura de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Mais informações estão no perfil @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.