Texto: Felipe Rodrigues
Uma reunião com os quatro grupos interessados em desfilar na Oktoberfest 2015, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20) no Parque Vila Germânica. Na ocasião, foram abertos os envelopes com as inscrições e a documentação exigida pela organização da atração. Nas próximas duas semanas, uma comissão julgadora formada por nove profissionais de diversas áreas técnicas vai julgar cada uma das confrarias e decidir quais poderão desfilar. Para este ano, duas vagas foram abertas e valem para os próximos cinco anos com possibilidade de prorrogação.
Para desfilar, os interessados precisam atender a alguns requisitos como o apelo à tradição germânica, organização e identificação do grupo, atração do brinquedo trazido, originalidade de sua composição e apresentação, entre outros. “Este processo de licitação de novas vagas tem como principal objetivo dar mais transparência e democratizar a forma de participação de novos grupos nos desfiles da Oktoberfest. Além disso, visa inovar e trazer mais criatividade para a atração”, destaca o presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.
Na documentação entregue à organização os grupos trouxeram um envelope separado contendo o projeto para apresentação dos desfiles da Oktoberfest. Caso a atração seja móvel, foram detalhadas as especificações técnicas para viabilizar a avaliação pela comissão julgadora. No relatório consta também o croqui (desenho) dos trajes típicos que serão utilizados pelos membros, com a descrição detalhada do tipo de tecido, cores e materiais a serem utilizados na vestimenta. Depois do resultado final, os grupos têm dois dias para se manifestarem contra a decisão.