Quase 9 mil profissionais de urgência e emergência de SC foram capacitados em 2024

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e compreende o período dos primeiros cinco meses do ano.

Foto: divulgação

A preparação dos profissionais para situações de emergência em diversos contextos faz toda a diferença para elevar o grau de segurança e atendimento. Não apenas para aqueles que atuam diretamente no atendimento a serviços de urgência, mas também para profissionais de educação.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Superintendência de Urgência e Emergência (SUE) já capacitou 8.974 profissionais na área, inclusive em primeiros socorros nas escolas. Ao todo, foram disponibilizados 93 cursos nas modalidades online, presencial e workshops, além de um simpósio dedicado exclusivamente às emergências clínicas.

Foto: divulgação

Em comparação com 2023, de acordo com a SES, foram oferecidos apenas seis cursos e 267 profissionais foram treinados. “Manter-se atualizado e capacitado é uma necessidade para aqueles que atuam na linha de frente do atendimento médico. A capacitação aprimora as habilidades técnicas, fortalece a confiança e a eficácia no enfrentamento de situações críticas. Além disso, garante a segurança dos pacientes e melhora os resultados dos serviços de urgência e emergência”, explica Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU).

Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência, reforçou que a educação permanente dos profissionais soma-se a outros investimentos em materiais e equipamentos.