A atuação de um vórtice ciclônico nos níveis médios da atmosfera em combinação com a circulação marítima deixa o tempo instável em Blumenau nesta quarta-feira (23/01/24). Ao longo do dia, céu variando entre nublado e encoberto, algumas aberturas de sol (períodos de melhoria) e condição para chuva a qualquer momento do dia.
Entre a manhã e tarde, a chuva ocorre com intensidade que varia entre fraca e moderada isolada. Não se descarta a possibilidade dela ficar mais intensa em um curto espaço de tempo.
A temperatura máxima continua muito agradável e não deve passar de 24°C. Na atualização do AlertaBlu das 8h, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 20,7°C, enquanto a mínima foi registrada às 3h, quando fez 8,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 2,33 metros e a previsão indica vento fraco de leste/sudeste.
Quinta-feira (25)
Segue sem grandes mudanças nas condições do tempo, já que a circulação marítima mantém o céu variando entre nublado e encoberto, com chuva de fraca e isolada a qualquer momento do dia que se alterna aos momentos de melhoria que é quando ocorrem algumas aberturas de sol. No início da manhã, mínima próxima de 19°C, enquanto a máxima não deve passar de 26°C. Vento fraco de quadrante leste.
Sexta-feira (26)
O transporte de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí segue mantendo a maior presença da nebulosidade em Blumenau. As aberturas de sol se alternam a momentos de maior instabilidade com chuva fraca e isolada, sendo que esta ocorre a qualquer momento do dia. A temperatura aumenta um pouco, mas continua agradável e a máxima deve ficar em torno de 27°C. Já a mínima, não ficará abaixo de 18°C.
Sábado (27)
A atuação de um sistema de baixa pressão intensifica o deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí, mantendo o tempo instável, com chuva de fraca a moderada intensidade a qualquer momento do dia, mas, sobretudo, entre madrugada e manhã. A temperatura máxima prevista deve ficar próxima de 30°C.
Domingo (28)
O ar seco ganha um pouco de força, permitindo o sol por períodos mais prolongados do dia. O calor volta a ganhar intensidade, mas mantém a média do dia anterior. Ainda assim, não se descarta a condição para chuva isolada, principalmente nos extremos do domingo.
Fonte: AlertaBlu