Por *Moris Kohl
Se você é daquela pessoa que procura dar voltas para arrumar desculpas em dizer “não” e sente-se desconfortável com isso, tá na hora de mudar esta atitude para melhorar sua autoconfiança e segurança no seu ambiente de trabalho.
Para quem não tem as competências emocionais reguladas dizer “não” pode ser constrangedor e vai trazer prejuízos nas entregas no final do mês.
O dizer NÃO é uma virtude para aqueles que valorizam seu propósito
Pessoas com foco e metas traçadas por dia, semana e mês não aceitam qualquer interrupção, pois sabe que isto trará ao longo da jornada atrasos nos projetos, influenciando na carreira independente do cargo exercido.
Contribuir com o time em uma determinada situação que demanda urgência é natural no ambiente de trabalho, o que não é normal é o hábito constante de interrupções e urgências por falta de organização de um membro da equipe ou até da liderança.
O dizer “não” com responsabilidade, ou seja, momentos certos pode até parecer desagradável no começo, mas é a valorização consigo mesmo do seu tempo e a prova da autogestão.
Por experiências negativas em ser rejeitado muitos tem dificuldades de dizer não, medo de reprovação aos demais da equipe. Agradar a todos em todo momento é sinal de alerta, cria a falsa sensação de aceitação perante o time.
Quem procura agradar a todos não tem qualidade emocional e boicota a si mesmo.
Mas o que é mais importante, aprovação de todos ou manter-se fiel às suas prioridades?
O poder do “não” é um exercício e cada um vai ter que enfrentar sabiamente para melhorar a autoconfiança e segurança no ambiente de trabalho.
Situações que geram dificuldades de dizer “não” no ambiente de trabalho
É comum amigos próximos ao seu ciclo e seu líder ou superior pedir algo pra ontem determinada situação. Cabe a você analisar e ver a possibilidade de atender a demanda ou mesmo direcionar a outra pessoa na forma de delegação de atribuições sem comprometer a sua entrega.
Um simples exemplo: o cliente solicitou com urgência um orçamento e você está no fechamento do mês sem a meta ter sido alcançada até o presente momento. O seu superior pede para realizar um relatório da área comercial com urgência.
Como proceder? Parece óbvio a resposta, mas nos ambientes profissionais é muito comum parar tudo para atender a solicitação interna que pode esperar, afinal sua meta ainda não foi alcançada.
Fundamental será a ponderação de cada resposta, sim ou não, deixe claro sua responsabilidade e prioridades.
Afinal, estar disponível não significa dizer sim para tudo, a maturidade prova isto com o tempo.
Algumas dificuldades mais comuns em dizer “NÃO”
- Amigos próximos no ciclo profissional;
- Superior ou líder;
- Sentir-se rejeitado;
- Agradar sempre a todos;
- Medo do conflito;
- Achar que vai perder oportunidades.
Em contraponto, acompanhe abaixo os benefícios de dizer “NÃO”
- Fiel a si mesmo e as suas prioridades;
- Limitação e sobrecarga;
- Autogestão;
- Autoconfiança;
- Autocontrole;
- Segurança;
- Maturidade emocional.
É importante se posicionar em diversas situações, analisar cada momento e também da sua contribuição com o time, dizer não para tudo, prova que não entendeu nada do poder do não. Ceder pode ser benéfico desde que saiba que sua decisão foi com segurança e não por aprovação perante aos demais.
Suas emoções e seu comportamento diante de cada desafio devem ser treinados tanto para o sim, como para o não.
Cada decisão tem sua consequência, analise como está sendo seu mês, evoluindo ou declinando.
Saber o que você quer e saber o que você não quer! Que desafio!!
Sucesso e sabedoria!!
* Moris Kohl é gestor, professor, consultor empresarial e atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina. Ex Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, foi presidente do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Econômico da AMMVI. Sua experiência envolve trajetória em Instituições e Entidade Empresarial.