Fotos: Soni Robinson Witte
Até o sábado (12/7/17), deverá ser aplicado um total de 2.700 toneladas de asfalto ao longo de 700 metros de extensão nas obras do prolongamento da Rua Humberto de Campos, bairro Velha. Paralelamente, as equipes de trabalho realizam os serviços de terraplanagem e drenagem, além de desmatamento e limpeza em áreas do segundo trecho, que vai da Rua Dr. Antonio Haffner até a Rua General Osório. Ao todo, 54% dos serviços previstos no projeto já foram cumpridos.
Em uma área de quase 80 mil m² de obras, estava sendo executada na tarde desta quinta-feira (10), a segunda etapa de pavimentação asfáltica junto ao primeiro trecho do complexo. Os trabalhos, que vêm sendo realizados desde o início da semana, abrangem a abertura das duas pistas principais e vias marginais, situadas entre as ruas Marechal Deodoro e Dr. Antonio Haffner.
O prolongamento compreende a ampliação de dois quilômetros da Rua Humberto de Campos, estendendo o traçado da via até a confluência das ruas Tóquio e Joaquim Nabuco com a General Osório. A passagem terá 30 metros de largura, com faixas para veículos e pista exclusiva para o transporte coletivo, canteiros centrais, passeios para pedestres e ciclovia.
A obra conta com cerca de R$ 40 milhões em recursos, valor assegurado por financiamento da Prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em conjunto, estão sendo investidos outros R$ 30 milhões em desapropriações, por meio de convênios em parceria com o governo estadual. Até o momento, cerca de 80% dos imóveis a serem incorporados já foram negociados.
No período da tarde de hoje (10), uma comitiva liderada pelo prefeito Napoleão Bernardes esteve nas obras, participando de uma visita técnica com o Secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Régis Evaloir da Silva, equipe técnica da Prefeitura e representantes da empresa executora.