A região do Médio Vale do Itajaí é conhecida nacionalmente pela colonização italiana e germânica e pela forte presença dessas culturas no dia-a-dia. Porém, a cultura dos indígenas nativos de nossa região também é muito forte e, na maioria das vezes, fica em segundo plano.
Divulgar os costumes desses povos que nasceram em nossa região é o objetivo de um projeto de extensão da FURB. O projeto “Vozes e saberes indígenas: tempos, espaços e lugares interculturais na diversidade da Educação Básica” busca divulgar, em escolas da rede pública de Blumenau, a cultura da Aldeia Bugio, onde vive o povo Indígena Laklãnõ Xokleng. Para isso, estão envolvidos gestores e professores de quatro escolas de Blumenau, professores da escola indígena EIEF Vanhecú Patté, além da equipe da FURB composta por professores e bolsistas da universidade.
O trabalho realizado deve ser através de encontros interculturais envolvendo as escolas participantes do projeto. Esses encontros envolvem várias atividades, como pesquisas, estudos e ações que promovam a partilha cultural entre as escolas blumenauenses e a escola indígena de Ibirama.
No último dia 30 de setembro, a equipe do projeto, juntamente com o Cacique da Aldeia Bugio se reuniram na FURB. Este encontro teve como objetivo o planejamento conjunto do projeto e também proporcionar um momento de reflexões e diálogos sobre os desafios e possibilidades para a implementação do projeto. Também foram definidos os próximos passos do programa, com ações programadas nas escolas de Blumenau, na FURB e na própria aldeia em Ibirama.
O ‘Vozes e saberes indígenas’ vem ao encontro da Lei 11.645, sancionada no dia 10 de março de 2008, que oficializou a obrigatoriedade do ensino, nas bases da educação nacional, da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
O projeto é coordenado pelas professora Dra. Lilian Blanck de Oliveira e a professora doutoranda Simone Riske Koch, envolvendo demais doutorandas do PPGDR/FURB, bolsistas de extensão, professores e gestores da EIEF Vanhecú Patté, EIM Alves Ramos, EEB Christoph Augenstein, EBM Professora Hella Altenburg, EEB Victor Hering.
Ainda possui parceria com o Núcleo de Estudos Indígenas – NEI/FURB, Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade – NERI/FURB e COMIN/Leste Catarinense.
Por Richard Ferrari , da FURB